A Secretaria Estadual da Educação (SEC) conseguiu economizar quase 50% nos custos com a matrícula, em relação ao ano passado. O valor gasto foi de R$ 3.387 milhões, contra os R$ 6.021 milhões investidos em 2007. A economia foi tão expressiva que superou o valor de gasto previsto pela SEC, que era de R$ 4,1 milhões.

De acordo com o superintendente de Organização e Atendimento da Rede Escolar, José Maria Dutra, a redução nos custos foi possível devido a um maior planejamento e gerenciamento das ações. A redução mais expressiva foi com a contratação de pessoal e equipamentos.

Para isso a secretaria adotou um método de gestão de projeto bem estruturado, através de parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). Só com a contratação de pessoal a economia foi de 47%, reduzindo de R$ 3,56 milhões, em 2007, para R$ 1,67 milhão este ano. Outra medida adotada foi a manutenção dos equipamentos já existentes nas escolas, a exemplo dos computadores, que resultou numa economia de 50%.

“São metodologias de planejamento que estão alinhadas nas melhores práticas de projeto do mundo”, explicou José Maria Dutra. A metodologia incluiu o detalhamento de todos os passos do projeto e acompanhamento diário das ações em todos os setores: sistema, recursos humanos, infra-estrutura e logística.

Outro fator importante foi o apoio das escolas, que assumiram mais compromisso no processo da matrícula. Com a maior participação das unidades foi possível manter o mesmo número de pessoas envolvidas no processo e garantir uma economia de quase 50% na contratação de pessoal, que representou R$ 1,2 milhão. Menores gastos com manutenção de equipamentos também influenciou na redução dos custos.

O superintendente da Supec aponta que o grande desafio para este ano é mudar a concepção da matrícula. “A matrícula não pode ser uma responsabilidade primeira do órgão central, tem que ser da escola, que deve atrair os alunos e recebê-los. Caberá a secretaria dar suporte para isso”, considera. O processo de mudança deverá ocorrer através do diálogo entre as Diretorias Regionais de Educação.