Difundir os Direitos Humanos por meio da Educação. Esta é a idéia do Seminário de Capacitação em Direitos Humanos, promovido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com o Ministério Público Estadual, para cerca de 100 professores que atuam em escolas da rede pública municipal de ensino, conveniadas ao Programa de Educação em Direitos Humanos (Progredh), do MPE.

Os debates e oficinas iniciaram nesta terça-feira (6) e prosseguem nos dias 15, 21 e 29 deste mês, 5 e 12 de junho, no auditório do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), no bairro de Nazaré, em Salvador.

O seminário integra Programa Andino de Direitos Humanos (PAHD) financiado pela União Européia, com o objetivo de criar uma rede internacional para os Direitos Humanos na América Latina. O programa conta com a participação de universidades do Equador, Argentina, Bolívia, Peru, Venezuela e Colômbia. A Do Brasil, a Uneb é a única participante.

Por intermédio do convênio, a universidade conquistou duas bolsas de estudos para o mestrado em Direitos Humanos da Universidade Andina Simon Bolívar (Uasb), sediada em Quito, no Equador. Outra instituição parceira do programa é a Fundação Escola Superior do MP (Femisp), também participante do seminário.

Entre os temas que serão debatidos no seminário estão “Intolerância religiosa e discriminação”, “As violências nas escolas” e “Visão histórica, jurídica e social dos Direitos Humanos”. Também haverá relato de experiências dos professores participantes e atividades culturais. Mais informações no site www.uneb.br .