Os atletas da canoagem Erlon Souza Silva, 16 anos, e Robson Soares dos Santos, 17, da cidade de Ubatã, litoral sul do estado, a 374 quilômetros de Salvador, retornaram, do Paraná, com as medalhas conquistadas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade realizado no Parque Iguaçu, em Curitiba.

A prova é uma modalidade essencialmente de competição, praticada em rios ou lagos de águas calmas, com 9 raias demarcadas nas distâncias de 1.000, 500 e 200 metros e está presente nos Jogos Olímpicos desde Berlim (1936).
Ambos estavam radiantes com as conquistas e foram agradecer a ajuda da Sudesb, sendo recebidos pelo secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e pelo diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô).

O dia-a-dia de Erlon e Robson, quando não estão em sala de aula, no Juracy Magalhães e no Colégio Estadual de Ubatã, respectivamente, é às margens do Rio de Contas, com a canoa, treinando os dois turnos.

Acompanhados do diretor geral da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Wesley Faustino, grande incentivador da dupla, os canoeiros apresentaram as suas medalhas de vice-campeão em dupla, na categoria júnior, e também as de 3° e 5° lugares nas provas individuais.

Agora, os dois estão dispostos a competir na categoria Maratona, que será realizada em Brasília, dentro de 50 dias. Nesta modalidade (Maratona), o competidor percorre uma distância longa designada sem padrões prescritos, devendo andar pela água como ela se encontrar e estar preparado para, se necessário, carregar a sua embarcação por um obstáculo intransponível ou por terra.