Acaba de ser aberto, neste momento, o 2º Encontro do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle dos Estados Brasileiros e Distrito Federal que está sendo realizado até terça-feira (13) no Salvador Praia Hotel, em Ondina. Participam do evento os principais representantes dos órgãos de controle interno de todo o Brasil para discutir o tema "O controle interno e o fortalecimento da democracia". O encontro é uma parceria entre o Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno dos Estados Brasileiros e do Distrito Federal e da Secretaria da Fazenda, por meio da Auditoria Geral do Estado.

O ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage Sobrinho, disse que, pela primeira vez na história, a Bahia está adotando uma postura de transparência e de controle das contas internas. "Venho acompanhando a história das contas públicas baianas há 40 anos e as via como uma caixa preta. Agora, o governo do estado tem se movimentado na busca de duas coisas fundamentais: a abertura das contas públicas, por meio da transperência que sempre fez falta, e a construção de um sistema de controle interno mais robusto, que também é necessário", avalia. 

Para o ministro, "a realização deste encontro não poderia ter vindo em melhor hora, devido ao projeto de criação da Controladoria Geral do Estado que está sendo apreciado pela Assembléia Legislativa do Estado". Atualmente a Auditoria Geral do Estado da Bahia está dentro da estrutura da Secretaria da Fazenda.