Mais de 400 servidores estaduais participaram da II Feira da Saúde e Bem-estar, aberta oficialmente nesta terça-feira (6) com a apresentação do Coral Água Viva, da Embasa. Este ano, a Feira vai durar quatro dias, se estendendo até o dia 9, das 8h30 às 15h30, no estacionamento do Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba), no CAB.

Vacinação, saúde bucal, educação para o trânsito, massoterapia, informações sobre o combate à dengue, medição da pressão arterial, ioga, tarô, orientações sobre DST e distribuição de preservativos são alguns dos serviços oferecidos no evento – aberto para todos os servidores do Estado.

De acordo com o secretário estadual de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves, ao colocar à disposição do servidor atividades da área de saúde e bem-estar, a feira se torna importante para a saúde do Estado como um todo. “A Seinfra já faz um trabalho nesta área com os postos de atendimento ao servidor, mas a feira acaba sendo uma facilitadora neste processo de auxílio aos funcionários”.

Durante a solenidade de abertura, o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, além de ressaltar a contribuição da Seinfra na área de saúde, reiterou a importância do combate à dengue, destacando a atuação do governador Jaques Wagner na mobilização e conscientização dos cidadãos baianos. “A fase não é de alarmismo, mas é fundamental colocar essa questão em pauta. Todos nós devemos nos conscientizar, combater o mosquito transmissor e evitar uma epidemia no estado”, afirma.

A técnica em administração do Derba, Joselita Alves, revelou que a Feira está oferecendo serviços ao quais nunca teria acesso e que pretende passar por todas as atividades da Feira. A coordenadora de qualidade do Derba, Ivilana Quadros, também mostrou intenção de participar de todas as ações, mas chamou atenção para o serviço de massoterapia.“Para mim, a massagem foi o melhor serviço até agora. Depois dela, me senti revigorada, pronta para um dia de trabalho”.

Segundo o diretor da Agência Estadual de Regulação de serviços de Energia, Transportes e Comunicação (Agerba), Antonio Lomanto Netto, a integração dos funcionários e o enfoque dado às questões educativas são os pontos mais positivos da Feira. “A feira não é importante somente por dar acesso aos serviços de saúde e bem-estar, mas também para despertar aos servidores quanto à necessidade desses serviços”, ressalta ele.

Adriana Silva, aluna do Colégio Bolívar Santana, instituição que também participa da Feira, afirmou ser necessário realizar mais edições da feira durante o ano, pelo seu caráter educativo e esclarecedor. Já Vera Lúcia Santos, atendente do PAS (Posto de Atendimento ao Servidor), notou as melhorias feitas na organização da feira em relação ao ano passado, como o aumento do espaço e de parceiros. “Esse ano a Feira está melhor ainda”, afirmou ela.

A expectativa é que, diariamente, cerca de 23 parceiros (aproximadamente 200 pessoas) atendam ao público. O Posto Móvel de Sussuarana, Detran, Sesab, Coelba, Embasa, Vitalmed, Planserv, Limpurb, Zonoses são alguns dos colaboradores. A estimativa inicial era de cerca de mil servidores no evento, mas somente neste primeiro dia, já participaram 400 servidores.