“Que esse tipo de encontro seja feito com mais freqüência”. O pedido – que será atendido – foi feito pelos beneficiários, ao término da reunião com a equipe da Coordenação de Relacionamento com Beneficiários e Prestadores do Planserv, realizada, na manhã desta quarta-feira (14), no Colégio Estadual de Ilhéus, com funcionários públicos estaduais. À tarde, no mesmo local, aconteceu novo encontro, reunindo os servidores militares.

O trabalho de aproximação da equipe do Planserv com seus beneficiários do interior do estado, iniciado na semana passada, em Feira de Santana, e que se estenderá até outubro, chegará, nesta quinta-feira (15), a Itabuna, e sexta-feira (16), a Jequié.

Durante as visitas, os beneficiários assistem palestras, seguidas de debates, sobre as ações que estão sendo adotadas para a melhorar a qualidade do atendimento e manter o equilíbrio financeiro alcançado ao longo dos últimos 16 meses de gestão.

Na reunião em Ilhéus, os beneficiários tiraram muitas dúvidas e fizeram reivindicações, após a palestra do coordenador de Relacionamento do Planserv, Luis Henrique Guimarães Brandão. Apesar de algumas queixas, houve reações que demonstraram elevado grau de conscientização de muitos usuários da assistência.

A beneficiária Jacira de Souza Melo, ao reclamar da atitude de alguns prestadores que tentam desvalorizar o Planserv, ouviu o seguinte comentário da também professora Diva Brito: “o prestador ao aceitar ser credenciado tem que respeitar o beneficiário. Se não estiver satisfeito é melhor pedir o descredenciamento”.

Ampliação de consultas

Ao abordar a questão, Luis Henrique Brandão mostrou que muitos procedimentos não são feitos no interior por deficiência da rede de prestadores. Cateterismo, por exemplo, passou a ser feito em Feira do Santana e, mais recentemente, na Santa Casa de Ilhéus. Antes, o usuário da assistência tinha que se deslocar até Salvador. “Mas esse é um problema que enfrenta toda a saúde suplementar. Não é problema específico do Planserv”, disse Brandão.

Outra especialidade que o Planserv enfrenta por problemas de escassez de médicos é endocrinologia – segundo o Cremeb, há 118 especialistas em todo o estado. Mas o órgão vem ampliando a oferta de consultas com a contratualização da rede e a implantação de valores referenciais por procedimentos.

Ainda durante o debate, os beneficiários se queixaram da dificuldade para obter a marcação de determinadas consultas. Para resolver esse problema, conforme afirmou o coordenador de Relacionamento, o Planserv reajustou, em janeiro, o valor da consulta de R$20 para R$25. Agora, a partir de primeiro de julho, essa valor passa para R$30.

A equipe técnica do Planserv mostrou os avanços conquistados na atual administração, destacando a implantação do Projeto Autorização 100% web, o qual permite autorizar procedimentos de imagem e cirurgias que não exijam materiais em 48 horas, retirada do “agendamento” de 55 procedimentos que antes obedeciam a uma longa fila, ampliação do horário de funcionamento do call center e implantação de uma série de medidas de controle e fiscalização.

As reuniões com os beneficiários estão sendo realizadas em articulação com lideranças sindicais (Fetrab, Sindsaúde, Sindpoc,APL, Sinpojud) e Comando Geral da PM. No evento também está sendo distribuído folder com explicações importantes sobre o Planserv e uma relação de credenciados por município.