Após sete anos sem passar por intervenção – quando foi realizado um recapeamento na pista de pouso – o aeroporto Octacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista, volta a receber investimentos do Governo do Estado. A obra, que já está com o projeto concluído, deverá ser iniciada no segundo semestre deste ano e entregue em abril de 2009 para a população. O anúncio será feito pelo governador Jaques Wagner, durante sua visita à cidade, neste sábado (31), quando inaugura ações na área de saúde, desenvolvimento social e segurança.

O terminal terá suas pistas de pouso, taxiamento e o pátio para as aeronaves ampliados e reforçados, além do readequamento do sistema de sinalização, com a revisão e implantação dos dispositivos de sinalização noturna, diurna e de auxílio ao pouso. Neste projeto, também será implantado o serviço contra incêndio. O projeto executivo – orçado em mais de R$ 15 milhões – já foi concluído e a licitação da obra deverá ocorrer em junho.

Com a ampliação, o terminal terá a capacidade de receber aeronaves de grande porte, do tipo Boeing 737 e Folker 100, favorecendo a demanda de linhas regulares. Estas características também constituem mais uma alternativa de escalas para outros estados. Os principais serviços previstos são os de terraplenagem em solo, drenagem superficial, pavimentação com revestimentos em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e concreto de cimento e sinalização.

Enquanto esta obra não é iniciada, o Derba está atuando no local, com a construção de um muro de proteção patrimonial, com 3,5 mil metros de comprimento e três mil metros de altura. Esta intervenção – iniciada em fevereiro – será concluída entre agosto e setembro.

O aeroporto de Vitória da Conquista atende a demanda regional, principalmente, nos projetos de irrigação de Livramento de Nossa Senhora, além de atender o turismo na região de Rio de Contas. O terminal, de propriedade do governo estadual, também é utilizado pelo norte de Minas Gerais.