Os 31 quilômetros da BA 131, no trecho da rodovia que liga Jacobina à Miguel Calmon, no Piemonte da Diamantina, serão recuperados, beneficiando mais de 160 mil pessoas dos municípios da região que por ali trafegam com freqüência. A obra, que será realizada pela Secretaria de Infra Estrutura (Seinfra), por meio do Derba, custará R$ 17,5 milhões aos cofres estaduais.

Morador do povoado de Água Branca, do município de Miguel Calmon, o estudante Devaldo Souza relata que a estrada está em condições muito ruins, “Tem buracos, pedras soltas e trechos com asfalto todo quebrado e por conta disso, acontecem muitos acidentes. A recuperação será ótima para todo mundo”, avaliou.

O anúncio da recuperação de uma das principais estradas para a região do Piemonte atraiu milhares de pessoas à praça de Miguel Calmon, cidade a cerca de 370 quilômetros de Salvador. Pela primeira vez no município, após ser eleito governador da Bahia, Jaques Wagner assinou diversas ordens de serviço e autorizações de obras nas áreas de abastecimento de água, infra-estrutura e esporte.

No distrito de Tapiranga, o novo sistema de abastecimento atenderá a cerca de 2 mil habitantes, que terão água em casa com a construção de uma adutora, uma estação de tratamento e uma rede de distribuição com 5 mil metros. A água será captada de uma cachoeira do rio Jaqueira.

A Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), responsável pela empreitada, também fará melhorias sanitárias em 70 residências, para reduzir doenças endêmicas transmitidas por falta de saneamento, conforme explicou Cícero Monteiro, diretor do órgão. Neste projeto, o investimento total será de R$ 900 mil.

Três poços artesianos, no valor de R$ 40 mil, serão perfurados nas localidades de Campestre, Pai Afonso e Urubu, também pela Cerb que, em parceria com a prefeitura de Miguel Calmon, implantará em Urubu um sistema para oferta de água tratada, beneficiando 300 moradores.

Na área de esporte e lazer, o governador assinou ordens de serviço para a construção de duas quadras poliesportivas e uma piscina semi-olímpica.