Após 20 anos sem passar por grande intervenção, a BA 528, mais conhecida como Estrada da Base Naval de Aratu, terá o sistema de drenagem restaurado pelo Governo do Estado. Por causa da chuva e do entupimento de um bueiro tubular, o pavimento foi danificado. A obra de recuperação já está em fase de orçamento e a licitação deve ser iniciada dentro de 15 dias.

Enquanto a intervenção não começa, o Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba) está atuando na via em caráter emergencial. Apesar do movimento constante de caminhões de carga dificultar a ação, equipes estão trabalhando na manutenção da limpeza de acostamento e de drenagem desde o final de abril.

“Pedimos a compreensão de todos, pois o volume de água a ser escoado é muito grande e o trabalho de manutenção está mais lento do que o de costume em virtude do tráfego de cargas no local”, explica o diretor-geral do Derba, Jorge Tufic.

Construída há mais de 50 anos, a BA 528 é uma importante via de acesso à Base Naval de Aratu. Por esta rodovia passam, diariamente, mais de 3 mil veículos, a maioria caminhões com carga, principalmente soja oriunda da região oeste do estado.

Convênio

O governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Infra-estrutura (Seinfra), firmou um convênio de US$ 1,595 milhão nesta segunda-feira (5), com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Internacional Finance Corporation (IFC) – ligada ao Banco Mundial (Bird).

O objetivo do convênio é a ampliação e total restauração das 10 rodovias que compõem o principal sistema rodoviário da Região Metropolitana de Salvador (Pólo Petroquímico de Camaçari, Simões Filho, Dias d’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Entre Rios), entre elas a BA 528 (Base Naval de Aratu).

O acordo vai permitir cooperação técnica na elaboração de um estudo para definir se a restauração das estradas (ou até mesmo duplicação de alguns trechos) do sistema BA 093 será feita por meio de concessão ou Parceria Público Privada (PPP).

De acordo com o secretário estadual de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves, os recursos utilizados no estudo de viabilidade serão devolvidos pela empresa que vencer a licitação para a recuperação das rodovias, cujo fluxo médio diário é de 20 mil veículos, o que já vem prejudicando a trafegabilidade. “Por este motivo, há a necessidade de se ampliar o sistema BA 093, cuja extensão é de 183,5 km, e é composto pelas BAs 512, 519, 521, 522, 523, 524, 526, 531, 535, além é claro, da 093”. O valor estimado para a execução das obras do sistema é de R$ 180 milhões.

Sistema BA 093 – Área de Abrangência
RodoviasTrechoExtensão Km
BA-093BR 324-Pojuca46,0
BA-512BA 093-Sebastião do Passé25,4
BA-512BA 093- Camaçari5,3
BA-519BA 093-Dias d´Ávila1,0
BA-521BA 522-BA 5247,0
BA-522BR 324-Candeias – BA 5249,7
BA-523BR 324-Candeias12,4
BA-524Canal de Tráfego24,8
BA-526CIA – Aeroporto14,1
BA-531Via Parafuso-BA 09912,8
BA-535Via Parafuso25
TOTAL 183,5