A parceria entre os governos federal e estadual já permitiu a entrega de 15 farmácias populares em diversas regiões baianas, desde o ano passado. Nesta sexta-feira (30), foi a vez da população de Mutuípe, a 240 quilômetros de Salvador, no Vale do Jiquiriçá, ter acesso à mais nova unidade da rede.

O equipamento foi entregue pelo governador Jaques Wagner, que em visita a Mutuípe anunciou também a construção de uma avenida que vai ligar a cidade à BA-420, principal eixo entre Laje e Jiquiriçá, e de uma quadra poliesportiva, uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), a cobertura da feira livre e uma biofábrica para produção de mudas frutíferas. As ações reúnem investimentos de cerca de R$ 5 milhões.

Para os moradores locais, a Farmácia Popular representa um equipamento de regulação de preços de medicamentos, bem como uma opção para a compra de remédios mais baratos.

O lavrador Antônio Calixto Santana, 61 anos, comemorou a inauguração da farmácia. Segundo ele, ela vai proporcionar uma economia significativa para a aquisição de medicamentos.

Na unidade, que conta com sete profissionais e um grande número de variedades nas prateleiras, podem ser encontrados, com preços bem abaixo do mercado, medicamentos para hipertensão, gastrite, colesterol, além de preservativos e anticoncepcionais. A farmacêutica Tatiara Regis afirmou que há disponíveis ainda antidepressivos como o Diazepan.

O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, ressaltou que serão inauguradas mais 12 unidades da Farmácia Popular no interior da Bahia, até o fim de julho. O investimento em 27 estabelecimentos feito pelos governos federal e estadual chega a R$ 2 milhões.

Wagner ressaltou a importância da parceria entre as esferas de governo. “Somente na saúde, o casamento entre o Estado e a União já garantiu a ampliação dos serviços do Samu 192 para 44% do território baiano, além da construção de 400 unidades do PSF. Na área de habitação, ampliamos o Programa Luz para Todos e viabilizamos a construção de 100 mil casas populares e a reforma em outras 100 mil, até 2010”, disse.

E foi anunciada a construção de 210 casas populares na região, e a feira livre do município também terá nova cobertura. A construção do telhado, numa área de 3 mil metros quadrados, será feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Já a quadra poliesportiva será instalada no bairro Santo Antônio e terá toda a infra-estrutura de arquibancadas, alambrados e iluminação. A notícia agradou às estudantes Daiana Reis e Érica Andrade.

Agricultura

Município tradicional na cultura do cacau do Vale do Jiquiriçá, Mutuípe, com 21 mil habitantes, terá uma biofábrica para produção de mudas frutíferas. Com isso, ele se tornará um pólo fornecedor de cacau, cajá, jenipapo e pupunha para as regiões do Vale do Jiquiriçá, Recôncavo e Baixo Sul.

“Serão produzidas 1 milhão de mudas nos próximos dois anos”, afirmou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), Wilton Cunha.