Oitenta e oito prefeitos de quatro territórios baianos são esperados para uma reunião preparatória do programa Território da Cidadania, nesta quinta-feira (8), às 15h, no auditório da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri). Convocada pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin), o objetivo da reunião é decidir os prazos para a implantação de um Comitê Gestor, preparar e definir os prefeitos representantes de cada território que assinam, nesta sexta-feira (9), com o presidente Lula, o acordo de cooperação federativa que vai determinar a execução do programa no Estado. Mais de 2 milhões de baianos vivem nas regiões que o programa irá atingir.

Com 60 municípios entre os de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, a Bahia irá receber, ainda esse ano, R$ 1 bilhão, que serão investidos em ações de apoio a atividades produtivas, de cidadania e desenvolvimento social e à infra-estrutura.

O objetivo do programa é superar a pobreza, gerando trabalho e renda no meio rural. Os quatros territórios baianos foram escolhidos por critérios que envolvem além do IDH, maior concentração de agricultores familiares e assentamentos da reforma agrária, maior concentração de população quilombola e indígena, maior número de beneficiários do Bolsa Família e maior organização social. O território da Chapada Diamantina contará com uma dotação de R$ 181,3 milhões; do Sisal, R$ 238,4 milhões; do Sul, R$ 362,2 milhões; e Velho Chico, com R$ 220 milhões.