Para garantir maior agilidade no atendimento às demandas e uniformizar o relacionamento do governo com deputados e prefeitos, o governo do Estado, está desenvolvendo, via Secretaria de Relações Institucionais (Serin), uma nova ferramenta: o Sistema de Relacionamento Institucional (SRI). Em fase de testes, o sistema permitirá que deputados e prefeitos registrem seus pleitos ao governo pela Internet.

O SRI reunirá todas as Secretarias e órgãos do Estado, possibilitando que, mediante uma senha e um usuário, o solicitante registre um pedido de audiência ou faça um convite ao secretário ou representante de órgão. Com o registro, a representação do governo terá cinco dias úteis para responder ao solicitante. Caso isso não aconteça, o sistema envia automaticamente um alerta para Serin sobre a pendência.

Segundo o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, a nova ferramenta vai estabelecer um novo padrão de relacionamento. “O sistema vai garantir uma transversalidade no gerenciamento do governo, dando uniformidade no atendimento do conjunto das Secretarias do Estado, além de dar mais agilidade na resolução dos pleitos”, disse.
Iniciativa inédita no país, o SRI será apresentado aos deputados ainda em fase de testes, para depois ser lançado oficialmente no final deste mês de maio. O sistema foi objeto de oficina, que reuniu representantes das diversas Secretarias de Estado, no dia 30 de abril, no Instituto Anísio Teixeira (IAT).