LOCAL: Município de Várzea Nova, na região Piemonte da Diamantina, a 390 quilômetros de Salvador.
DATA: 16.05.08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Inauguração de 100 unidades habitacionais e do sistema de abastecimento de água (SAA). Na oportunidade, será anunciada a construção de mais 200 casas populares e ações na área de saneamento básico.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. UNIDADES HABITACIONAIS

Obra: É fruto da parceria entre a prefeitura municipal, responsável pela doação do terreno e realização das obras de infra-estrutura, do Governo do Estado e da Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Programa Carta de Crédito (Resolução 460/518), que estabelece a utilização dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o financiamento da casa própria.

Investimento: R$ 850 mil.

Unidades: As casas seguem um padrão, compreendendo dois quartos, cozinha, sala, banheiro e área de serviço.

Anúncio: Construção de mais 200 unidades habitacionais por meio do convênio entre prefeitura municipal, Governo do Estado e CEF. O investimento será de mais de R$ 1 milhão.

2. SAA

Sistema: O SAA da sede municipal, operado pela Embasa, não produz água na quantidade necessária para suprir a atual demanda da população. O novo sistema é composto de captação, estação elevatória, estação de tratamento e rede de distribuição.

3. SANEAMENTO BÁSICO

Ações:

•Elaboração do edital para licitação no valor de R$ 151 mil para ampliação da capacidade de produção, por meio da perfuração e instalação de poço e execução de 1.000 metros de adutora, beneficiando 14.615 habitantes;
• Elaboração de projeto para atender com água tratada os povoados de Mulungu e Salinas, que juntos irão beneficiar cerca de 400 famílias.