A disponibilidade de matérias-primas e a matriz energética como fatores estratégicos para a competitividade atual e futura do Pólo Industrial de Camaçari é o tema do workshop que o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), em conjunto com a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), realiza nesta terça-feira (20), das 8h às 12h, no Bahia Othon Palace Hotel. A utilização de matérias-primas renováveis é uma das questões que estarão em discussão uma vez que algumas empresas do complexo já dispõem de projetos para utilização de etanol em seus processos produtivos.

“É importante abordarmos as questões sobre integração de correntes e modelos futuros para a matriz energética, itens que depois de 30 anos precisam ser revisitados e pensados para os próximos períodos", afirma João Lins, coordenador do Grupo de Trabalho do Cofic sobre Matérias-primas/ Matriz Energética.

O debate, que terá a participação de representantes do Governo do Estado, das prefeituras de Camaçari e Dias D’ Ávila, da universidade e também da sociedade.

Este é mais um debate da série de sete workshops sobre temas estratégicos para o complexo que o Cofic vem realizando junto com o Governo do Estado e as prefeituras de Camaçari e Dias D´Ávila dentro das comemorações pelos 30 Anos do Pólo.

Os resultados dos workshops servirão como subsídio para a elaboração da Carta de Camaçari, a ser entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e ao governador Jacques Wagner, que se destacam entre as autoridades convidadas para o Fórum Empresarial, previsto para o dia 27 de junho, dentro da programação comemorativa dos 30 anos do Pólo.

A maioria das empresas do Pólo Industrial de Camaçari, especialmente as do segmento químico-petroquímico, utiliza derivados de petróleo, principalmente nafta como matéria-prima. As indústrias do Pólo são responsáveis por transformar derivados de petróleo em uma série de produtos, que vão desde alimentos, medicamentos, fertilizantes, detergentes biodegradáveis, plásticos em geral até automóveis (pneus, painéis, revestimentos internos, estofamentos, pára-choques) e construção civil (tintas, corantes, tubos e conexões de pvc).

A perspectiva para o futuro inclui o uso de matérias-primas renováveis, como o etanol (fabricado a partir de cana-de-acúcar) nos processos produtivos, em lugar de derivados de petróleo. Também está sendo pensado o potencial do Pólo para atrair novas empresas, principalmente as que atuam na ponta da cadeia produtiva fabricando bens finais, cuja maioria ainda está sediada no sul do país.