Oito novos empreendimentos estão prontos para se instalar na Bahia, representando um investimento de aproximadamente R$ 237 milhões, que vai gerar mais de 500 empregos diretos. Os projetos apresentados pelas indústrias estavam em tramitação no Governo do Estado e foram aprovados na reunião dos Conselhos dos Programas de Incentivos Desenvolve e Probahia, realizada no dia 7 deste mês, na Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm).

São indústrias dos segmentos de plásticos, cimentos e argamassas, materiais inox, biodiesel e processador de frutas, que vão se instalar na capital e nos municípios de Simões Filho, Candeias, São Gonçalo dos Campos, Irecê e Itaberaba. Entre as indústrias estão Baplast, Votorantim Cimentos, Rebofort Indústria de Argamassa, Ned Serviços de Obras, Branox Indústria e Comércio de Metais, Candelle Agrocomercial e EBL – Empresa Brasileira de Liofilização.

Todas receberão incentivos do Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica (Desenvolve), que tem por finalidade estimular a instalação de novas indústrias e a expansão, reativação ou modernização de empreendimentos industriais já instalados, gerando novos produtos ou processos, o aperfeiçoamento das características tecnológicas e a redução de custos de produtos ou processos já existentes.

Nas reuniões dos conselhos, que acontecem bimestralmente, são discutidos os projetos apresentados pelas empresas ao governo estadual, e estabelecidas as condições de enquadramento nos benefícios oferecidos pelo estado.