Como parte das comemorações dos 20 anos da Luta Antimanicomial, o Hospital de Custódia e Tratamento (HCT) terá uma programação especial. O objetivo é promover uma reflexão sobre a realidade do local na perspectiva do combate ao preconceito e da garantia dos direitos da pessoa com transtorno mental.

Nesta terça-feira (13) haverá no Hospital um torneio de futebol entre os internos e os usuários do Sanatório São Paulo. Já na quarta-feira (14) pela manhã, uma apresentação musical e, à tarde, uma mesa redonda sobre “A luta antimanicomial no HCT-BA” encerrarão as atividades.

O debate de quarta-feira contará com a participação de representantes da Defensoria Pública do Estado, Secretaria da Saúde (Sesab), Conselho Regional de Psicologia, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Lauro de Freitas, Associação Metamorfose Ambulante (AMEA), além de gestores, funcionários e internos do HCT.

No dia 18 é celebrado em todo o país o Dia Nacional da Luta Antimanicomial que evoca a promoção de uma cultura de tratamento, convivência e tolerância na sociedade para as pessoas com doença mental. Uma série de atividades, além dos eventos no HCT, será realizada pelo Coletivo de Entidades Organizadoras da Semana da luta Antimanicomial na Bahia. Mostras de filmes, apresentação de esquetes e seminário fazem parte da programação.