Gestores de 50 municípios baianos participam, até esta quinta-feira (29), no Centro de Recursos Ambientais (CRA), da aula presencial do curso de Licenciamento Ambiental à Distância, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente como parte integrante do Programa Nacional de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (Progam).

O coordenador do curso no ministério, Péricles Souza, afirma que o objetivo principal é capacitar os gestores para as novas competências dos municípios na área ambiental, previstas no artigo 23 da Constituição. A iniciativa tem baixo custo porque é realizada, em sua maior parte, por meio de vídeos-conferência. Em nível nacional, participam 800 gestores municipais de 17 estados brasileiros.

De acordo com Ivan Aquino, um dos 60 integrantes do evento, na Bahia, e coordenador de Meio Ambiente do município de Jacobina, a iniciativa veio em boa hora. “Nós, que estamos lá no interior, necessitamos, e muito, desse aprendizado”, enfatizou.

Há cinco anos trabalhando na fiscalização sanitária ambiental de Jequié, no sudeste do estado, Keelba Costa disse que o curso está lhe trazendo novas e importantes informações na área de licenciamento e “agora vai ficar mais fácil exercer a função”.