Como mais uma etapa do Projeto de Revitalização das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) realiza esta sexta-feira (30), no Centro de Treinamento da empresa, em Itapuã, o curso sobre Manejo Integrado de Bacias Hidrográficas e Educação Ambiental, destinado aos técnicos dos municípios de Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato, Barra, Oliveira dos Brejinhos e Morro do Chapéu.

As palestras, que enfocam estratégias de educação ambiental no manejo de bacias, práticas conservacionistas – uso racional da água – e sistemas de captação de água, estão sendo ministradas pela engenheira agrônoma da empresa, Anete Dutra, e pelo veterinário Frederico de Medeiros Rodrigues.

De acordo com o diretor de agricultura da EBDA, Hugo Pereira, o curso tem como foco capacitar técnicos da empresa para contribuir na revitalização da Bacia do São Francisco para que possam prestar assistência aos agricultores familiares da região e às áreas de assentamentos.

Segundo ele, dessa forma, poderá ser garantido o desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e evitando a degradação ambiental da bacia do rio São Francisco.

Contando com a participação da diretoria e chefes de departamentos, os participantes, além de discutirem o projeto e suas etapas, estão estabelecendo o cronograma para a efetivação das atividades. Segundo o engenheiro agrônomo da EBDA, José Lins, está previsto no projeto a construção de 1.600 dissipadores de energia, 220 barragens subterrâneas e 1.200 bacias de captação de água.

"Pretendemos, dessa maneira, promover a educação e a conscientização ambiental da população local, aliadas à melhoria do padrão de vida da população da região”, justificou.