Cerca de 4,4 milhões de pessoas na faixa etária entre 20 e 39 anos deverão ser vacinadas contra a rubéola na Bahia, durante a campanha nacional de vacinação contra a doença, a ser desencadeada pelo Ministério da Saúde, no próximo mês de agosto.

Para discutir a estratégia de vacinação no estado, a Secretaria da Saúde do Estado realiza, desta terça-feira (13) até quinta-feira (15), das 8h30min às 18h, no hotel Sol Bahia Atlântico, um treinamento em vigilância epidemiológica da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) e capacitação para a campanha de vacinação contra a rubéola.

Voltado para técnicos de vigilância epidemiológica e de imunização da Sesab, Diretorias Regionais de Saúde (Dires) e municípios do interior, da Atenção Básica e dos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries) e representantes das sociedades de Obstetrícia e Ginecologia da Bahia e Baiana de Pediatria.

O treinamento visa instrumentalizar as equipes municipais e regionais para a campanha de vacinação, além de capacitar as equipes na vigilância da Síndrome da Rubéola Congênita. A programação científica foi aberta às 9h, com palestra sobre o tema “Aspectos clínicos e diagnóstico diferencial das doenças exantemáticas”, a cargo de Ronald Ewald, da Universidade Estadual de Feira de Santana.