A Bahia contará, até o fim do próximo ano, com mais 400 postos de Saúde da Família (PSF). Juntas, as unidades vão beneficiar cerca de 1,4 milhão de pessoas em todas as regiões do estado. O convênio, que prevê o repasse de R$ 16 milhões – com 90% aplicado pelo governo estadual e contrapartida de 10% dos municípios – para o projeto batizado de Saúde da Família de Todos Nós, foi assinado nesta quarta-feira (7), pelo governador Jaques Wagner e representantes do Ministério da Saúde e Prefeituras, na Fundação Luís Eduardo Magalhães. Além do atendimento básico, todas as unidades contarão com serviço de saúde bucal.

Com uma população de pouco mais de 9 mil habitantes, a pequena Cordeiros, no sudoeste da Bahia, é um dos 155 municípios contemplados na primeira fase do projeto. Para o prefeito Djalma Gusmão, a unidade de atenção básica chega num bom momento. “O posto que temos, atualmente, funciona num imóvel alugado e custa cerca de R$400 mensais. Agora teremos uma unidade completamente estruturada para atender melhor à população”.

Outra cidade beneficiada é Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo a prefeita Moema Gramacho, o posto será implantado na comunidade de Itinga, uma das mais carentes da região. Na sua opinião, “a saúde tem que ser priorizada desta forma – com prevenção, humanização e valorizando a vida das pessoas”. Em Banzaê, a 318 quilômetros da capital, a unidade do PSF vai atender à população indígena e também os moradores do município.

Para o governador Jaques Wagner, a política de implementação de unidades de atenção básica é a mais importante na área da Saúde. Segundo ele, o hospital deve ser o último recurso no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos que valorizar desde o pré-natal, passando pelo atendimento simples até a execução de obras de saneamento, para garantir qualidade de vida às pessoas que dependem do Estado”.

Todas as 400 novas unidades dos PSFs contarão com equipamentos para atendimento na área odontológica. De acordo com o coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, serão investidos R$ 1 milhão na aquisição de gabinetes e equipamentos.

Balanço

Durante a solenidade, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, apresentou um pequeno balanço das ações do governo nos últimos 16 meses. Ele pontuou o pagamento da maior parte das dívidas, em torno de R$ 200 milhões, a ampliação da cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para 44% da população baiana, a recente convocação de 540 servidores concursados e o aumento na oferta de serviços nas unidades públicas de Saúde.

“Antes, apenas Salvador e Itabuna executavam neurocirurgias e agora acrescentamos Barreiras, Jequié, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Ilhéus. Também reativamos 60 leitos de UTI, renovamos a frota de ambulâncias e estamos com 37 unidades de saúde em obra”, informou Solla, que também destacou o projeto de construção do Hospital Geral do Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Segundo o secretário, também foram autorizados repasses de recursos do Programa Saúde da Família para municípios que possuem mais de 100 mil habitantes e representam 47% da população baiana. “Houve também o maior repasse de recursos da história para municípios de gestão plena”.