Um seminário regional de Atualização e Oficina de Capacitação na Vigilância do Óbito Materno e Infantil acontece até esta quarta-feira (28), no auditório do Senai, em Lauro de Freitas.

Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o evento pretende qualificar profissionais da 1ª Diretoria Regional da Saúde (Dires) para a vigilância epidemiológica dos óbitos materno e infantil. O seminário tem ainda a responsabilidade de apoiar a criação do Comitê de Prevenção do Óbito Materno e Infantil, no município.

A qualificação dos profissionais faz parte das estratégias para a redução da mortalidade materna e infantil na Bahia e o seminário compõe as ações planejadas para o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna, comemorado na quarta-feira. Participam, técnicos das vigilâncias epidemiológicas, do Setor de Informação e Saúde e Atenção Básica das áreas de saúde da mulher e da criança dos municípios da 1ª Dires.

Também foram convidados, pediatras e obstetras que atuam na rede municipal, representantes de onze Dires, Ministério Público, Cartórios de Registro Civil, Secretaria da Educação, ONG’s, conselhos regionais de Medicina (Cremeb) e de Enfermagem (Coren) e entidades envolvidas com a questão.