O garçom Lindomar Cardoso de Oliveira, 25 anos, chegou ao posto SAC Periperi às 8h10. Dez minutos depois, já saiu com a carta de encaminhamento para uma entrevista de emprego. Na reabertura da unidade, nesta terça-feira (20), após 34 dias de reforma, a nova disposição dos órgãos parceiros e a melhoria na estrutura física reduziram o tempo de espera e melhoraram o fluxo de atendimento. Diariamente, cerca de 2 mil pessoas passam pelo posto.

“Estou buscando uma oportunidade de trabalho e gostei do que vi. Achei o posto bem melhor, mais organizado com cadeiras confortáveis. Ficou agradável. Agora estamos compatíveis com outros postos SAC”, comemorou Lindomar, morador do bairro, que aprovou a mudança.

Os serviços mais procurados no posto são emissão do documento de identidade (média mensal de 3.145 carteiras), intermediação de mão-de-obra, com quase cinco mil atendimentos por mês, e entrada no seguro desemprego (média de 1.360). Para comportar a demanda, essas áreas tiveram o espaço redimensionado. Desde o início do ano, o posto registra um acumulado de 132 mil atendimentos.

Em 30 dias de reforma, foram feitos ainda reparos na rede elétrica, lógica e telefônica. O sistema de refrigeração foi reforçado com novos equipamentos. Periperi foi adequado ao mesmo modelo de outros postos da rede, com salas de espera mais confortáveis, substituição de todo o mobiliário, troca de piso, forro e nova programação visual. Com a mudança de layout e na disposição dos 12 órgãos parceiros, o posto ficou com espaço mais arejado e agradável para os cidadãos.

Em 2007, os postos Comércio e Camaçari também foram contemplados pelo programa de requalificação da rede SAC, desenvolvido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), cujo objetivo é tornar mais igualitário e eficiente o padrão de atendimento nos 25 postos da capital e do interior. O posto SAC Periperi funciona no Shopping Center Periperi, na rua Edmundo Visco, e está aberto à população de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h.

Para a culinarista Rosana Maria Costa Machado, 43 anos, o ambiente ficou mais acolhedor e o atendimento eficiente. “Cheguei na recepção, peguei a senha e, em 12 minutos, fui atendida. Como mudei de endereço, vim fazer a troca da titularidade da conta de água”, explicou Rosana, moradora do bairro de Pirajá.

Além da Embasa e das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (responsável pela emissão da carteira de trabalho, intermediação de mão-de-obra e seguro desemprego), da Segurança Pública (antecedentes criminais e documento de identidade, entre outros), o posto abriga ainda o Detran, Sala do Cidadão, Sefaz Municipal, Secretaria da Receita Federal (CPF), Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal de Justiça (Serviço de Atendimento Judiciário).