Pesquisadores vinculados a universidades baianas e professores do Ensino Médio de escolas públicas e de consórcio público-privado estiveram na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), nesta sexta-feira (30), para conhecer o Edital de Popularização da Ciência e Tecnologia, lançado no início deste mês.

Realizado em parceria com as secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Educação (SEC), o Edital dispõe de R$ 600 mil para financiar projetos que promovam a melhoria da qualidade do ensino das ciências, estimulem jovens para carreiras científicas e tecnológicas, e agucem sua curiosidade, criatividade e capacidade de inovação.

“Essa iniciativa mostra a preocupação do governo em articular a Educação Básica com a científica”, afirma a diretora geral da Fapesb, Dora Leal Rosa. Para o diretor científico da Fundação, Robert Verhine, “é importante também que as propostas tenham em vista o uso da ciência e da tecnologia em favor da inclusão social e da redução das desigualdades”.

Uma das formas de incentivar a popularização da Ciência e Tecnologia (C&T) está no apoio financeiro a eventos que acontecerão durante a Semana Nacional de C&T, prevista para os dias 20 e 26 de outubro de 2008, com o tema “Evolução e Diversidade”.

Nesse período, em todo o país, serão debatidos assuntos como a evolução da vida, a seleção natural, a evolução social e as diversidades biológica, ambiental, étnica e cultural. A escolha do tema é uma homenagem aos 150 anos da publicação da teoria da seleção natural do naturalista inglês Charles Darwin.

Além de financiar os eventos que serão realizados em outubro, o Edital dispõe de recursos para apoiar propostas que podem ser executadas no período de até dois anos. O apoio a projetos dessa natureza inclui a concessão de bolsas em três modalidades: Iniciação Científica Júnior, para alunos do Ensino Médio de escolas públicas, Iniciação Científica, para alunos de cursos de graduação, Iniciação em Extensão, para alunos de cursos de graduação ou para profissionais técnicos de nível médio formados há, no máximo, dois anos, e Professor Investigador, para professores com vínculo empregatício em escolas públicas.

Em 2007, o Edital de Popularização da C&T apoiou a realização de 39 eventos gratuitos, que proporcionaram à população a oportunidade de conhecer a importância do papel da ciência na vida cotidiana.

“Estamos dando uma atenção especial às atividades realizadas no interior. Essa postura se insere numa política maior do governo da Bahia de focar no desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia em todo o estado, não ficando restrito à capital”, diz o secretário Ildes Ferreira. Como resultado dessa política, aproximadamente 70% dos projetos apoiados foram do interior.

Para concorrer no Edital, os interessados devem enviar suas propostas para a Fapesb, por correio, com data de postagem até nove de julho. A consulta ao Edital, com informações detalhadas sobre prazos, condições de elegibilidade e preenchimento de formulário on-line, pode ser feita no endereço www.fapesb.ba.gov.br .