O protesto dos rodoviários nas garagens das empresas do sistema intermunicipal de transportes provocou, na quarta-feira (7), o atraso de 108 dos 540 horários/dia de ônibus da Estação Rodoviária de Salvador. Vários usuários tiveram que remarcar passagens e alguns que preferiram cancelar a viagem receberam o valor do bilhete de volta – após negociações entre a Agerba e as empresas que operam o sistema.

“A Agerba atuou na Rodoviária de Salvador dentro de sua competência como agência reguladora, no sentido de colaborar e preservar os direitos dos usuários e ajudá-los na remarcação dos bilhetes, evitando que os transtornos fossem ainda maiores”, disse o diretor-executivo da agência, Antonio Lomanto Netto.

Segundo ele, a Agerba, se convocada, poderá colaborar nas discussões envolvendo o sindicato dos trabalhadores e as empresas do setor. Nas negociações do acordo salarial do ano passado, a agência colaborou com as duas partes envolvidas, atuando na mediação e solução do conflito.

Responsável pelo transporte de 10 milhões de passageiros por mês, o transporte intermunicipal tem um alcance social muito grande. “O importante é que o usuário não seja prejudicado. Diariamente, centenas de pessoas vêm a Salvador para compromissos inadiáveis, como consultas médicas, e uma paralisação do sistema causa muito transtorno”, ressaltou Lomanto.