*Matéria publicada às 12h25

*Atualizada às 14h45

Muito forró, comidas típicas e muita animação. Ao som de Adelmário Coelho, Targino Gondin, Zelito Miranda, Estakazero e Margareth Menezes, mais de 1.500 convidados, entre agentes de viagens, operadores de turismo, dirigentes do setor hoteleiro e de companhias aéreas, jornalistas e todo o trade turístico de São Paulo, que representa 64% do mercado turístico nacional, conheceram um pouco do São João da Bahia.

O evento realizado no Armazén da Villa, na capital paulista, nesta terça-feira (6), marca o lançamento da campanha que vai apresentar o São João como o novo produto turístico baiano. Estiveram presentes, o governador Jaques Wagner, a ministra do turismo, Marta Suplicy, o secretário de turismo da Bahia, Domingos Leonelli e demais autoridades. O mesmo evento será realizado no dia 12 de junho em Buenos Aires, na Argentina.

A proposta é atrair visitantes do Brasil e de fora do país para conhecerem a festa que é realizada simultaneamente nos 417 municípios da Bahia, e transformar um produto cultural em um produto turístico nacional. Em todo o estado, são realizadas festas de pequeno, médio e grande porte. No ano passado, o São João movimentou no interior do estado mais de R$500 milhões gerados tanto no comércio quanto na indústria. Houve um crescimento de 13% no setor de vestuário, 56% na venda de farináceos e 33% na venda de alimentos prontos.

Segundo o secretário do turismo, Domingos Leonelli, essa movimentação financeira gera um aquecimento do mercado informal do interior do estado. “Nós temos a certeza que do ponto de vista econômico, vai atingir toda a cadeia produtiva, tanto da indústria, como a popular, principalmente da agricultura familiar”, afirmou. Ele garantiu ainda que o turismo vai ajudar a preservar as características do São João baiano.

A Bahia vai investir mais de R$10 milhões em ações atrativas para os visitantes durante as celebrações da festa que este ano, acontecem de 1 a 30 de junho em todo o estado. Os recursos também serão usados em uma grande campanha publicitária que será veiculada por uma emissora de TV em São Paulo, Maceió, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Vitória e Maceió. Além disso, também está prevista a divulgação através de anúncios em jornais e revistas de grande circulação no país. O tema musical da campanha ficará a cargo do grupo Trio Nordestino, que em 2008 comemora 50 anos de carreira. Durante o evento em são Paulo foi lançado o site www.saojoaodabahia.com.br com informações sobre a festa.
Para a ministra Marta Suplicy a Bahia é pioneira em iniciativas relacionadas ao turismo. “O carnaval da Bahia já é uma referência nacional, o forró, o São João ainda pode ser, e isso nós vamos construir”, assegurou.

A expectativa é que inicialmente cerca de 20 mil turistas visitem a Bahia no mês de junho, quando é realizado o São João. O governo da Bahia firmou uma parceria com uma das maiores operadoras de turismo do país para o fornecimento de pacotes turísticos nesse período. Os primeiros pacotes serão destinados aos paulistas, já que São Paulo é o maior mercado emissor de turistas para a Bahia do país.

“Quando se lança um novo destino ou um novo produto em São Paulo, o carioca, o gaúcho, o mineiro, acho que em todo o Brasil desperta o interesse, então nós vamos vender, sol, mar, as lindas praias baianas e o São João”, garantiu o presidente do conselho administrativo da CVC, Guilherme Paulus.

Ilhéus, Porto Seguro e Salvador são alguns dos destinos dos pacotes de viagens. Em Salvador de 30 de maio a 1 de junho acontecerá o Arraia do Galinho, com músicas, bebidas e comidas típicas, além de concurso de quadrilhas juninas. O ‘Arraia da Capitá’ será realizado nos dia 6, 7 e 8 de junho, quando as prefeituras divulgarão o São João de seus municípios através de barracas montadas na festa. De 13 a 24 de junho a festa continua com o ‘Arraiá de Todos Nós’, no Pelourinho, promovido pelo governo do estado.

Para o governador Jaques Wagner, este é um excelente momento para lançar o São João como um novo produto turístico, já que a Bahia está entre um dos principais destinos do Brasil. “Eu tenho certeza que o carioca, o paulista, goiano, vão adorar ter a praia, o mar, o sol, mas ter também a possibilidade ouvir uma quadrilha, de viver uma tradição que é belíssima”, ressaltou