LOCAL: Armazém da Vila, bairro Vila Olímpia, São Paulo.
DATA: 06.05.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 19h



O QUE É: Lançamento nacional do São João da Bahia.



INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

EVENTO: Uma grande festa junina que reunirá cerca de 1.500 agentes de viagens, operadores de turismo, dirigentes do setor hoteleiro e de companhias aéreas, jornalistas e todo o trade turístico. No dia 12 de junho, o novo produto será lançado em nível internacional, em Buenos Aires, na Argentina.

OBJETIVO: Tornar o São João da Bahia um produto turístico nacional, com intuito de mudar a situação do mês de junho, período com menor fluxo de turistas nacionais e estrangeiros.


CVC: A Secretaria de Turismo do Estado fez uma parceria com a operadora de viagens CVC para o fornecimento de pacotes com preços atrativos, envolvendo as três mil agências de turismo de São Paulo, com seis mil vendedores. A escolha desta agência de viagens foi decorrente do destino Bahia responder por 27% de todos os negócios da empresa


PACOTES: Serão vendidos em dez vezes sem juros. Para cada página de publicidade sobre a Bahia veiculada em jornais paulistas, será publicada outra página vendendo os pacotes turísticos promovidos pela empresa.

CAMPANHA: Terá como slogan São João da Bahia, A Maior festa regional do Brasil. A publicidade será veiculada com 30 segundos cada, no período de 20 de maio a 18 de junho, nas praças de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Vitória e Maceió, com um total de 294 inserções. O tema musical da campanha ficará a cargo do grupo Trio Nordestino. Também será criado um site interativo, o www.saojoaodabahia.com.br. Haverá ainda a publicação de banners em sites com o tema “Junho na Bahia, todo mundo atrás do trio”. Na cidade do Porto, em Portugal, o slogan será “Quem gosta do São João do Porto, Vai amar o São João da Bahia”.


INVESTIMENTO: Cerca de R$ 10 milhões com todo o São João da Bahia, sendo R$ 3 milhões para a campanha.

CAPITAL: Apesar do foco no interior do Estado, Salvador também terá sua festa junina. No período de 30 de maio a 1º de junho acontecerá na capital, o Arraiá do Galinho, com músicas, bebidas e comidas típicas, além de concurso de quadrilhas juninas. O Arraiá da Capitá – tradicionalmente promovido pelo jornal A Tarde – também estará de volta nos dias 6, 7 e 8 de junho, onde as prefeituras do interior estarão com suas barracas divulgando o São João de seus municípios. De 13 até o dia 24 de junho a festa continua com o “Arraiá de todos nós”, promovido pelo governo do Estado, no Pelourinho.

FESTA JUNINA: Cerca de 200 mil carros saem de Salvador levando as famílias para os festejos no interior e esse número poderá ser aumentado. O São João da Bahia é a maior festa regional do Brasil porque se realiza, simultaneamente, em 417 municípios do Estado, com festas pequenas, médias e grandes. Não há um só município em que, num distrito ou bairro, não se acenda uma fogueira e não se faça um arrasta-pé ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo. Em mais de uma centena de municípios, as prefeituras promovem festas com palanques e atrações musicais, gerando mais de 5 mil empregos. Há pelo menos 20 grandes festas e cerca de 2.600 shows, com 7 mil horas de forró por dia. Na época ocorrem mais de 1.700 viagens de ônibus.

CONSUMO: Em 2007, o interior da Bahia movimentou mais de R$ 500 milhões em atividades juninas. No segundo trimestre do ano passado houve um grande crescimento no consumo de produtos em relação ao primeiro trimestre do ano. O setor de vestuário vendeu 13% mais, a venda de produtos farináceos cresceu 56%, manteiga 27% e alimentos prontos 33%. Também o São João baiano é bem maior que os concorrentes Pernambuco (Caruaru) e Paraíba (Campina Grande). É na Bahia que se vende mais CDs e DVDs dos grupos musicais de forró.

HISTÓRICO: No dia 29 de abril, durante o Fórum Estadual de Turismo, o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, reuniram o trade turístico baiano para apresentar o projeto São João da Bahia, quando recolheram sugestões de empresários para o projeto.