Elevar a participação do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) estadual, tornando a Bahia destino modelo e preferencial no cenário nacional e internacional, com práticas sustentáveis, aproveitando e valorizando a diversidade do estado. Esta é a estratégia contida no plano de ação da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e a Bahiatursa para o período de maio de 2008 a junho de 2009.

Atividades de captação de investimentos privados, programas de qualificação dos serviços turísticos (profissional e empresarial), ampliação e implantação de novos Serviços de Informação de Mão-de-Obra Turística (Simtur), além de obras de infra-estrutura, como um atracadouro na Baía de Camamu e rodovia- ligando Camamu a Itacaré, estão nos projetos da Setur.

A Bahia possui 140 vôos diretos nacionais (regulares e charters), com 699 freqüências. Também possui outras 22 freqüências internacionais regulares, além de inúmeros charters, provenientes de Madri, Paris, Lisboa, Miami, Frankfurt e Buenos Aires. A partir de junho, próximo ao São João, a TAM inaugura o vôo Buenos Aires /Porto Seguro aos sábados. Novos vôos estão em negociação provenientes dos EUA, Argentina, Itália, Portugal, Alemanha, Madri e Escandinávia.

Baseado nas diretrizes do Plano Plurianual (2008 – 2011) e na Lei Orçamentária, o plano de ação da Setur e Bahiatursa foi apresentado ao trade turístico baiano na semana passada, pelo secretário Domingos Leonelli e a presidente da empresa, Emília Silva. Leonelli afirmou que a vontade do governo é dinamizar o turismo e os serviços geradores de emprego e renda.

Os presidentes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Ernani Pettinati, do Sindicato de Hotéis Restaurantes e Bares de Salvador (SHRBS), Silvio Pessoa, do Convention Bureau, Cícero Sena, e da operadora BIS, Lúcia Bichara, dentre outros representantes do trade, participaram do lançamento.

Campanhas e calendário

A Bahiatursa veiculará campanhas publicitárias no Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos, em maio e junho; produzirá de folhetos, anúncios e outros materiais de divulgação, para promover o destino Bahia nos mercados nacional e internacional. “São João, por exemplo, já foi lançado como produto turístico. Primeiro lançamos em São Paulo, a próxima etapa será em Buenos Aires e depois, em Portugal”, comentou Emília Silva.

Na lista de ações da Bahiatursa estão o desenvolvimento de novos segmentos, como o enoturismo, os turismos étnico, náutico, religioso e o golfe – muito apreciado por europeus e americanos. Projetos novos, como o Concurso de Monografias, o Troféu Axé de Turismo (integrante das comemorações dos 40 anos da Bahiatursa), o Salão Baiano de Turismo, e a segunda edição do Espicha Verão/Praia 24 Horas estão em pauta.

Estão programados no calendário da Bahiatursa 40 eventos internacionais e 25 eventos nacionais dentre eles, shows itinerantes, feiras, coquetéis, blitz, exposições fotográficas, workshop, fam tour (chegada de operadores) e press trip (chegada de jornalistas). Também estão previstas melhoria na infra-estrutura e atualização do sistema dos Postos de Informações e Serviço de Atendimento ao Turista (SAT); implantação de SAT em Porto Seguro, Lençóis, Mata de São João, Ilhéus, Maraú e Cachoeira, em convênios com o Ministério do Turismo; receptivo permanente no aeroporto internacional de Salvador; reformulação do portal bahia.com; e o “bota fora” para os turistas.

Emília Silva solicitou ao trade uma maior cooperação das entidades junto às ações da Bahiatursa e Setur. “É importante que os profissionais do turismo nos acompanhe nas feiras e eventos internacionais. É fundamental que o institucional esteja de braços dados com o comercial para assegurar um resultado positivo na movimentação de negócios”, disse.