O governo da Bahia vai participar da Exposição Internacional Zaragoza 2008, que prossegue até 14 de setembro, na cidade espanhola, com o tema “Água e Desenvolvimento Sustentável”. O programa Água para Todos será apresentado na Tribuna da Água – evento paralelo à exposição – pelo secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Juliano Matos, na próxima semana, durante uma série de conferências e painéis, que discutem experiências inovadoras em políticas públicas de gestão dos recursos hídricos.

Mais de cem países participantes vão poder conhecer o programa lançado em 2007, que vem desenvolvendo um conjunto de ações, garantindo tanto o acesso à água com qualidade e em quantidade, quanto sua permanência ao longo do tempo. Segundo Matos “é a oportunidade da Bahia mostrar uma nova forma de gestão pública, participativa e transversal, integrada às ações federais, articulada com a sociedade e em cooperação com iniciativas internacionais”.

Dados do Ministério do Meio Ambiente revelam que o Brasil tem a maior disponibilidade hídrica do mundo, com doze por cento das águas do planeta. Já a Bahia contribui com 0,6% da oferta de água no país, segundo a Agência Nacional de Águas (Ana).

Mas o acesso ao abastecimento de água no Estado não é satisfatório, especialmente no semi-árido, mas também em núcleos urbanos, sobretudo comunidades carentes de baixa renda. “O Água para Todos trabalha, entre outras metas, a elevação significativa da oferta de água para as populações rurais, que, historicamente, enfrentam a seca e seus impactos sobre a qualidade de vida dos baianos”, destacou o secretário, que também coordena o colegiado do programa.

Estande

Na Expo Zaragoza, aberta este mês, o Brasil está mostrando sua diversidade ambiental e cultural, além da participação cidadã nas políticas públicas. Para isso, foi montado o estande brasileiro, no Pavilhão da América Latina, cujo tema é "Sob a Chuva, Florestas Tropicais e Bosques de Clima Temperado", focando as bacias dos rios Amazonas, Prata e São Francisco.

Para o diretor de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, comissário do Brasil no evento, o espaço pretende que os visitantes levem do pavilhão uma sensação de conhecer a diversidade ambiental e cultural, as belezas e atrativos do país, que tem muita experiência na área hídrica. Maiores informações sobre o evento em www.expozaragoza2008.es .