Devido à importância econômica da soja e do algodão na região oeste do estado, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizará no município de Barreiras, quinta e sexta-feira (12 e 13), o 3º Curso em Geoprocessamento com Ênfase em Defesa Sanitária.

O objetivo é capacitar engenheiros agrônomos, médicos veterinários e auxiliares de fiscalização da agência no uso da tecnologia de geoprocessamento. A meta é capacitar aproximadamente 28 técnicos de suas coordenadorias regionais de Barreiras, Santa Maria da Vitória e região.

Os profissionais do órgão serão habilitados a utilizar imagens de satélites para monitorar áreas que necessitam de fiscalização, analisar com maior precisão propriedades produtoras e até mesmo planejar ações emergenciais em caso de uma possível ocorrência de foco de febre aftosa no estado, dentre outras.

Conceitos, definições, sistemas de posicionamento global (GPS), Sidagro, uso das tecnologias de informação geográfica, elaboração de planilhas e fichas cadastrais georreferenciados são alguns dos temas que serão abordados no treinamento.