Preocupada com a qualificação do homem do campo, a gerência regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) de Feira de Santana iniciou, nesta terça-feira (3), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do município, um curso destinado a 180 agricultores beneficiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O objetivo do programa é informar aos agricultores sobre o crédito rural, além de melhorar a aplicação de recursos e evitar a inadimplência. Serão ministrados cursos de Ovino-Caprinocultura, Suinocultura, Avicultura. A parte prática acontecerá na Estação Experimental Cruzeiro do Mocó.

Os agricultores vão receber a parcela do Pronaf-B no dia 13 deste mês, às 15h30min. A EBDA de Feira se destacou entre as 20 gerências regionais do estado no primeiro trimestre de 2008. A conquista foi alcançada com base nos pouco mais de 3 mil agricultores familiares atendidos e nas 4.258 atividades operacionais realizadas.

A gerência cumpriu com todas as metas dos programas Garantia Safra, Semeando, Apoio aos Territórios de Identidade Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe e do Pronaf.

Segundo Daniel Moreira, engenheiro agrônomo da EBDA e articulador do Território Portal do Sertão, “a gerência contribuiu, por meio da elaboração de projetos do Proinf – Pronaf Infra-estrutura, com aproximadamente R$ 1 milhão em obras para o Território, auxiliou a renegociação das dívidas do Pronaf dos agricultores e está orientando o plantio de oleaginosas para o Biodiesel”.

Além disso, vem promovendo também a capacitação dos agricultores, o que fortalece as suas organizações, ampliando o diálogo e a parceria com a sociedade civil, com as organizações não-governamentais.

Os técnicos da Gerência Regional de Feira de Santana estão capacitando, desde maio e até este mês, 2 mil agricultores e agricultoras para o plantio de girassol na área de sua abrangência, deixando-os aptos a participar do Programa Bio-Sustentável.

O Programa Semeando, implantado pela Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), distribuiu 170 toneladas de sementes de milho e feijão, além de 10 toneladas de semente de sorgo para a formação dos bancos de sementes.

A distribuição atendeu a, aproximadamente, 18 mil agricultores nos territórios Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe. “Ficamos felizes não apenas por alcançarmos esses índices, mas, principalmente, de saber que estamos contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos agricultores”, destaca a gerente da EBDA de Feira de Santana, Edilza Reis.