Um momento oportuno para avaliar as experiências exitosas, os avanços obtidos nos últimos 25 anos e vislumbrar perspectivas para o futuro, entremeado por instantes lúdicos proporcionados pela confraternização entre funcionários, parceiros, colaboradores e amigos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional. Assim está sendo visto o “Encontro para refletir sobre as práticas de trabalho da CAR – 25 anos”, que acontece durante toda a próxima sexta-feira (13), na sede da empresa, no Centro Administrativo da Bahia.

O evento marcará as comemorações do aniversário de 25 anos da CAR, completados em maio passado, e reunirá exposições, apresentações de experiências de sucesso desenvolvidas pelas associações comunitárias apoiadas pela Companhia, intercâmbio de experiências dos Conselhos Municipais, Associações Comunitárias e técnicos da CAR. Será realizada ainda uma feira de exposição de produtos que serão colocados à venda pelas associações capacitadas pelos programas Produzir e Terra de Valor, além de apresentações da Filarmônica do Município de Irará e da orquestra do maestro João Omar.

As comemorações serão iniciadas às 9h, com uma exposição do diretor executivo da CAR, Paulo Cezar Lisboa, e do secretário de Desenvolvimento e Integração Regional – Sedir, à qual a companhia está vinculada, Edmon Lucas, sobre “História e Novas Perspectivas da CAR”. Logo após, acontece uma palestra sobre “Gestão Democrática no Desenvolvimento Rural Sustentável”, apresentada por Carlos Miranda, fundador e primeiro diretor executivo da Companhia.

Ainda pela manhã, acontecem os relatos de quatro experiências de sucesso desenvolvidas por associações comunitárias, entre elas a gestão coletiva de mecanização agrícola no município de Poções, o sistema de abastecimento de água de Mirante, a usina de beneficiamento de leite de Quicé, distrito do município de Senhor do Bonfim, e a Central de Negócios do Vale do Rio Gavião. Esta última se materializou como uma experiência vitoriosa envolvendo associações de produtos derivados de leite, mandioca, cana-de-açúcar e mel, localizadas nos municípios de Mortugaba, Licínio de Almeida, Piripá e Condeúba, no sudoeste da Bahia.

A parte da tarde será dedicada à feira de exposição de produtos comunitários, pronunciamento dos representantes comunitários, técnicos e autoridades do governo do Estado e apresentações musicais, seguido de coquetel de confraternização.