Com a realização neste sábado (14), da plenária territorial de Vitória da Conquista, a 520 quilômetros de Salvador, a Conferência Estadual de Comunicação Social já contou com mais de 500 participantes. Desde a realização do primeiro encontro, em Eunápolis, integrantes do governo, sociedade civil, sindicatos, além de profissionais e estudantes de comunicação estão discutindo o futuro e a criação de políticas públicas para o setor.

O evento de Vitória da Conquista, realizado no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), marca o encerramento da primeira etapa das plenárias, pois a conferência será interrompida durante os festejos juninos. A retomada da agenda será feita no próximo dia 5 de julho, no município de Barreiras.
O secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida, fez um balanço positivo das primeiras reuniões territoriais. Segundo ele, a efetiva participação de pessoas ligadas aos movimentos sociais, bem como profissionais de rádio, televisão, sites e jornais, mostra que há um grande interesse do público nas discussões para os rumos da comunicação do Estado.

Almeida também pontuou e classificou como fundamental, a geração de conteúdos e programações regionais para os veículos localizados longe dos grandes centros. “Isso faz com que as pessoas se vejam e se identifiquem com as produções locais. No governo nós temos um instrumento importante nesse sentido, que é a TVE, e esperamos que a iniciativa privada e as universidades abracem a causa”.

Um dos exemplos bem sucedidos de geração de conteúdo regional é a TV Uesb. O canal tem sinal aberto para os principais municípios que contam com campi a universidade. A diretora da emissora comunitária de caráter educativo, Maria Emília Caminha de Castro, explica que a programação da TV Uesb se baseia na realidade vivida pelo povo do Sudoeste da Bahia, uma vez que a quantidade de programas locais em outras emissoras é muito pequena.

Para o diretor da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Agostinho Muniz, que também integra o grupo de trabalho que promove a conferência, o governo terá um papel fundamental na democratização da comunicação. Segundo ele, a realização da conferência, com as etapas territoriais já representam um grande avanço, “pois o poder público jamais teve interesse em discutir o assunto com a sociedade”.

Na opinião do jornalista, o fato da Bahia possuir emissoras de televisão no interior não significa dizer que havia um compromisso com a comunicação. “Havia mais interesse político do que propriamente vontade de levar informação aos locais mais distantes”.
Sob o âmbito regional, os profissionais e estudantes de comunicação de Vitória da Conquista ressaltam como principal entrave à atividade, a associação dos meios com a política e a falta de oportunidade aos jovens.

O repórter do site Núcleo de Notícias, Alberto Oliveira, 32 anos, acredita que a abertura de cursos universitários na área de jornalismo na Uesb, criado há 10 anos, representou um marco para a mudança deste paradigma. “Mesmo assim, a democratização dos meios ainda é um sonho a ser realizado”.
Já as estudantes do segundo semestre do curso, Jamile Ribeiro, 20, e Daniela Brito, 23, acreditam que a falta de oportunidade para os universitários e profissionais em início de carreira seja o maior problema enfrentado.

Delegados

A plenária de Vitória da Conquista, assim como as de Itabuna/Ilhéus e Eunápolis, serviu para a escolha dos delegados que vão participar da etapa estadual da 1ª Conferência Estadual de Comunicação Social, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, em Salvador.
Os representantes foram escolhidos após as discussões nos eixos temáticos relacionados à Comunicação e Desenvolvimento Territorial; Políticas Públicas na Área de Comunicação; Comunicação e Estado e Cidadania e Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Teatro

Durante o evento, o grupo de Teatro 1º de Maio fez uma abordagem sobre o verdadeiro propósito das rádios comunitárias. No texto, encenado por quatro atores enfatizaram que o interesse público deve estar acima do interesse pessoal, e é o que acontece muito pouco. Outro dado apontado pelos atores foi o fato de 37% dos 417 municípios não possuírem qualquer empresa de comunicação.

Na opinião da repórter da TVE Uesb, Taiza Moura, a comunicação precisa ser encarada com mais seriedade e expandida para toda a sociedade. Ela cita como grandes avanços para o setor, a criação de blogs, sites, webtvs e afirma que a internet e a TV digital são importantes ferramentas para a democratização no setor.

Lideranças regionais também marcaram presença

A plenária de Vitória da Conquista também marcou a participação da comunidade acadêmica e políticos regionais. Estiveram presentes ao evento realizado no Teatro Glauber Rocha, na Uesb, o prefeito da cidade, José Raimundo Fontes, o deputado estadual e líder do governo na Assembléia Legislativa, Waldenor Pereira, que também já foi reitor da universidade, além de professores, pró-reitores e o atual reitor, Abel Rebouças São José.

Próximas etapas:
Barreiras, 05 de julho de 2008