Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (5), a Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria da Cultura (Secult), realizará durante este mês palestras, exposições e encontros abertos ao público. Uma das atividades será um debate, no dia 12, sobre o Movimento Ambientalista da Bahia, com a presença do secretário executivo do Ministério da Cultura e militante ecologista, Juca Ferreira. O evento dará continuidade ao Ciclo de Conferências Memória dos Movimentos Sociais da Bahia.

A partir de sexta-feira (6), terá início a exposição fotográfica “Lagoas do Stiep”, no hall da Biblioteca Pública Thales de Azevedo, das 8 às 17h. A mostra pretende aproximar a comunidade de projetos que defendem a fauna e a flora. As fotos são do designer e ambientalista Hendrik Aquino, que já desenvolveu projetos semelhantes na defesa do meio ambiente.

A preocupação com o desenvolvimento sustentável e a busca por um mundo melhor serão tema da exposição bibliográfica “No Rumo da Sustentabilidade – o planeta no século XXI”, que estará disponível à visitação pública, nas salas 3, 4 e 5, desta quinta-feira a 5 de julho, das 8h30 às 18h, na Biblioteca do Estado da Bahia.

Na Biblioteca Anísio Teixeira, acontecerá a exposição bibliográfica “Meio Ambiente – fotos, reprodução, cartazes e textos”. Com enfoque nos desastres ecológicos, a mostra ficará aberta ao público até 30 de junho, das 8 às 17h.

Em Lençóis, a Casa Afrânio Peixoto vai promover, também até o final do mês, das 8 às 12h e das 13h30 às 18h, três exposições bibliográficas, com os temas, “Os Descaminhos do São Francisco”, de Marco Antônio Coelho, “Mata Atlântica – As Árvores e a Paisagem”, de Paulo Bbackes e Bruno Irganc, e “Clima e Saúde – Introdução Bio-Geográfica”, de Afrânio Peixoto. 

Além das exposições, serão realizadas diversas palestras tendo o meio ambiente como tema principal. Em Itaparica, nesta sexta-feira (6), às 10h, na Biblioteca Juracy Magalhães Jr, Danilo Marx, diretor de recursos costeiros da Prómar, vai ensinar e conscientizar a população, por meio de fotos e vídeos, sobre como conservar os recursos naturais.

Até o final do ano o público poderá conferir ainda as conferências, sempre às últimas quintas-feiras de cada mês, às 17h, no auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris). Mais informações pelo www.fpc.ba.gov.br .