Apontada como uma das principais companhias de dança contemporânea da atualidade, a David Parsons Dance Company é atração da Série TCA 2008 – Ano XIII na próxima sexta-feira (13), às 21 horas, na Sala Principal do TCA. Com mais de mil e quinhentas apresentações realizadas mundo afora, e com uma agenda lotada até 2010, a Companhia exibe obras de um repertório que, atualmente, possui mais de setenta peças coreografadas pelo gênio americano. Na apresentação no TCA, que integra a turnê que o grupo realiza por seis cidades brasileiras e será a única no Nordeste, a companhia vai levar ao público seis dessas coreografias criadas entre 1982 e 2006, incluindo duas com canções de Milton Nascimento. A Série TCA – Ano XIII, é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado, através da Fundação Cultural e Teatro Castro Alves. Os ingressos (inteira) para esse espetáculo custam R$100,00 (filas A a P) , R$80,00 (filas Q a Z) e R$60,00 (filas Z1 a Z12).

O espetáculo terá as coreografias “Nascimento” (1990) e “Nascimento Novo” (2006), ambas com música de Milton Nascimento; “Kind of Blue” (2001), que tem canção de Miles Davis e figurinos de Mia McSwain; “In the End” (2005), que tem música da Dave Matthews Band; “My Sweet Lord” (2000), com a famosa música título do Beatle George Harrison, além de “Caught” (1982), que conta com canção de Robert Fripp. Os figurinos são de nomes como Mia McSwain e Santo Loquasto.

A Companhia

Brilhante como bailarino, coreógrafo, professor, diretor e produtor de dança, David Parsons teve sua obra entusiasticamente louvada pelo público e críticos de todo o mundo. Entre 1978 e 1987, foi bailarino principal da Paul Taylor Dance Company, que criou para ele papéis inesquecíveis nas obras Arden Court, Last Look e Roses. Apresentou-se freqüentemente, ainda, como bailarino convidado, nas companhias do New York City Ballet, Ópera de Berlim, Momix e no White Oak Dance Project.

Em 1987, já um nome completamente consagrado na dança mundial, ele fundou sua própria companhia ao lado do iluminador Howell Binkley, a David Parsons Dance Company. Desde então, tem sido uma das companhias americanas mais requisitadas internacionalmente, além de realizar todo ano uma extensa turnê pelos Estados Unidos. A companhia é integrada por nove bailarinos fixos e mantém um repertório de cerca de setenta obras (vinte delas encomendas) de David Parsons. O objetivo principal do grupo é fornecer a Parsons o necessário suporte para a criação de tantas obras quanto possível e encomendar partituras musicais originais e ambiências cenográficas a artistas de ponta, assim como introduzir novas danças criadas por membros da Companhia.

A Parsons Dance é altamente solicitada mundo afora, tendo se apresentado nos festivais de Charleston e Melbourne. Foi a única companhia a participar de três festivais de Spoleto (Itália) em um único ano. Dançou também no Jacob`s Pillow por seis temporadas consecutivas. Apresentou-se nos teatros mais importantes do mundo, aí incluídos o La Fenice (Veneza), Maison de la Danse (Lyon), Teatro Municipal do Rio de Janeiro e o Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, D.C).

David Parsons

Como Diretor Artístico, David Parsons criou cerca de setenta obras na The Parsons Dance Company, tendo recebido, ao longo dos anos, encomendas de companhias como o American Ballet Theatre, New York City Ballet, Alvin Ailey American Dance Theater, Paul Taylor Dance Company, o American Dance Festival, Festival de Dança Jacob Pillow, Festival de Spoleto e do Het Muziektheater de Amsterdam. A obra de Parsons foi vista no Ballet da Ópera de Paris, Feld Ballets de Nova Iorque, Teatro de Dança da Holanda, English National Ballet, Hubbard Street Dance Company e BatSheva Dance Company de Israel, entre outros.

Além de criar programas de dança de qualidade, David Parsons está envolvido com a educação através da dança. Ele administrou com sucesso oito temporadas do Festival de Dança de Fort Myers, na Flórida, que levou bailarinos profissionais famosos de todos os Estados Unidos a trabalharem com estudantes de dança de todos os níveis, dentro de um currículo estruturado por Parsons.