Pernambuco, Ceará, Piauí, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Estas foram as procedências da maior parte dos turistas brasileiros que circulavam nas ruas e que marcaram o São João do Pelô, o domingo (15), em Salvador.

“Estamos fazendo treinamento na cidade e coincidiu com as festas no Centro Histórico”, comemorava Edson Pimentel, 30 anos, bancário cearense que junto a um grupo de 15 pessoas, todas de estados nordestinos, fotografava os monumentos e imóveis mais conhecidos do Pelourinho.

“Tira a foto com o nome dele”, pedia Alzira de Paula, também bancária e natural do Piauí, apontando para o nome do escritor baiano gravado na fachada da Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho. “Achei ótima a programação e soube que continua por mais dois finais de semana, é verdade?” perguntava Alzira.

O desejo dos integrantes era ficar em Salvador, mas todos têm que voltar para seus estados. “Bancários de todo o Brasil vieram para o treinamento e 50% deles estão aqui”, emenda Pimentel, despedindo-se e dançando na rua com o grupo de amigos.

Turistas europeus também preferiram o arrasta-pé do Pelô. A dança e a música impressionaram o casal de alemães, Dominik Zafharem, 28 anos, e Sara Schmidt, 26, que se divertiam no Largo de Tereza Batista. “Na Alemanha, ninguém dança, canta e toca instrumentos, assim, na rua, como vimos, e isso é genial, maravilhoso e muito diferente”, comentava Sara com seu marido sobre a população que lotou o Terreiro de Jesus ontem e sábado à noite.

Mais de 300 atrações

O São João do Pelô terá programação até o São Pedro (29), sempre às sextas, sábados e domingos, a partir das 18h. A promoção é do governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Secretaria de Turismo (Setur) e Bahiatursa, que montaram um grande palco no Terreiro de Jesus.

“São mais de 300 atrações nos largos, ruas e becos do Centro Histórico”, diz a coordenadora do Pelourinho Cultural e diretora de Ações Culturais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), Ivanna Soutto.

Segundo ela, a programação incluiu ainda seminários sobre o Ciclo Junino do Nordeste, que produziu um encontro entre as culturas juninas de Pernambuco e Bahia, nos dias 12 e 13.

Outras informações e a programação completa do São João do Pelô estão no site www.saojoaobahia.com.br .

Governador prestigia evento

“Os baianos estão mostrando ao Brasil como se faz um São João”. A afirmação é do governador Jaques Wagner, que esteve no sábado (14) no São João do Pelô. Acompanhado da primeira-dama Fátima Mendonça, ele conferiu as atrações.

Além do governador, estiveram presentes ao local o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e o delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo.