O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEC) vai formar, a partir do dia 16, quase 3 mil técnicos municipais, estaduais e gestores de escolas da Bahia. O curso de formação em metodologia do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) será oferecido às escolas que tiveram alunos avaliados na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb).

As unidades escolares que apresentaram um índice abaixo de 2.8 na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) serão as primeiras a serem atendidas pelo curso.

Para realizar o treinamento, o FNDE vai disponibilizar 116 profissionais que devem capacitar formadores estaduais e municipais. A idéia é que, após a formação, os técnicos baianos possam assessorar as escolas no repasse dessa ferramenta metodológica. O curso será desenvolvido durante 5 dias por meio de oficinas e plenárias. O objetivo é preparar as escolas para elaboração de um planejamento estratégico, composto por metas reais e possíveis, rumo a uma educação de qualidade.

As formações acontecerão até 15 de agosto, em 27 pólos sediados nos municípios de Salvador, Jequié, Itapetinga, Juazeiro, Jacobina, Pitiriba, Itaberaba, Brumado, Vitória da Conquista, Irecê, Ibotirama, Macaúbas, Caetité, Barreiras, Bom Jesus, Amargosa, Guanambi, Santo Amaro, Cruz das Almas, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antonio de Jesus, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Paulo Afonso e Serrinha. Com essa distribuição, o curso atenderá a 360 municípios da Bahia.

Para o PDE, a Bahia deve receber, até 2009, um investimento de mais de R$ 45,3 milhões. A previsão é que em 2008 mais de 2 mil unidades escolares da rede pública baiana – 677 estaduais e 1344 municipais – que apresentaram Ideb abaixo de 2,8, sejam beneficiadas. Para receber o recurso do programa, no entanto, a escola deverá elaborar um Planejamento Estratégico (PDE) e um Plano de Ações Financiáveis (PAF).

Avaliação

O Ideb é o indicador que possibilita a verificação de metas estabelecidas no PDE e combina os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo escolar obtidos com a Prova Brasil, Saeb e Censo Escolar. É expresso numa escala de 0 a 10 e oferece os resultados por escola, município ou estado, combinando médias de desempenho dos alunos, taxas de aprovação, abandono, reprovação.