LOCAL: Centro de Convenções da Bahia
DATA: 27.06.08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Lançamento do Programa Especial de Alfabetização de Jovens e Adultos – Todos pela Alfabetização (Topa 2008), este ano com o apoio do Programa Estadual de Atenção Oftalmológica.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

TOPA: Executado pela Secretaria de Educação do Estado, foi idealizado com a finalidade de mudar a alta taxa de analfabetismo entre a população a partir de 15 anos, principalmente na zona rural, objetivando, até o ano de 2010, a alfabetização de 1 milhão de pessoas. O programa tem como meta prevista para o ano de 2008 o cadastramento de 300 mil alfabetizandos. No ano passado, foram cadastradas 222.410 pessoas, distribuídas em 363 municípios baianos, que estão em fase de conclusão de curso. Durante a solenidade de lançamento acontece a assinatura de convênios com aproximadamente 400 prefeituras. Os documentos envolvem o repasse de recursos para custear transporte e merenda para os alfabetizandos, a partir da meta apresentada por cada cidade.

NOVIDADE: Grande parte dos participantes do programa tem mais de 40 anos de idade, faixa etária em que as pessoas passam a apresentar presbiopia (necessidade de óculos para ler). Além disso, a média de rendimento familiar dos alfabetizandos é baixa, o que impede o atendimento oftalmológico fora do Sistema Único de Saúde (SUS) e, conseqüentemente, o diagnóstico de doenças como miopia, astigmatismo, catarata, daltonismo, além da aquisição de óculos. Por esses motivos, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) entra como parceira do Topa para de garantir o acesso de todos os alfabetizandos a atendimento médico e óculos corretivos, quando necessário, como também a serviços mais especializados nos casos que necessitarem de intervenções de maior complexidade, por meio do Programa Estadual de Atenção Oftalmológica/Topa – Todos pela Alfabetização.

PROGRAMA DE ATENÇÃO OFTALMOLÓGICA/TOPA: Foca a correção de problemas de refração na população alvo do programa, propiciando condições de saúde ocular favoráveis ao aprendizado, com conseqüente melhoria do rendimento dos alunos e redução das taxas de evasão escolar.