Alunos do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont estão decorando as paredes das escolas com imagens em mosaico (embutido de pequenas pedras de vidro, mármore ou cerâmica em formato de desenho). O trabalho é uma ação da escola, em parceria com a comunidade, impulsionado pelo projeto de revitalização das escolas da Secretaria Estadual da Educação (SEC).

O projeto pedagógico-interdisciplinar intitulado Minha Escola, Meu Espaço, Meu Ambiente leva às salas de aula a problemática do espaço físico escolar, estimulando os estudantes a criarem alternativas de melhoria para a infra-estrutura do ambiente. A iniciativa já apresenta resultados visíveis. “Os estudantes já não picham mais os muros da escola. Eles estão agora preservando o ambiente escolar”, afirma a diretora do colégio, Alzerina Maria.

Na primeira fase da revitalização, a escola fez um mutirão de limpeza com a participação da comunidade, estudantes, professores e funcionários, que também ajudaram a pintar as paredes do colégio. Nessa etapa, foram reformadas também duas salas que estavam desativadas, banheiros, além de uma área de terra que foi cimentada e transformada em espaço para esportes.

“A escola estava totalmente destruída. Agora, o ambiente está mais bonito”, explica a estudante Adrielle Ferreira, do 1º ano. “Antes, a gente não se sentia muito animado para vim à escola, mas agora é diferente”, diz o estudante Manoel Pereira.

“Eu tenho 34 anos na escola e posso lhe afirmar que ela deu uma guinada de 90 graus. Após a implantação desse projeto, o colégio está muito melhor. Os alunos têm respeitado mais os professores e se interessado mais pelos estudos”, destaca Maria Lúcia, que ensina Geografia.

Aulas de judô e dança

O Colégio Alberto Santos Dumont possui mais de 1,6 mil alunos e oferece aulas de judô e dança, desenvolvidas por voluntários da comunidade. A escola prepara uma área nos fundos de uma sala para o cultivo de uma horta. “Estamos iniciando a horta, que também está sendo trabalhada pelos alunos”, declara a diretora.

O mosaico é desenvolvido pelo artista plástico Adalto José, voluntário no projeto. O professor, como á chamado pelos alunos, percebeu o interesse dos estudantes e resolveu repassar a arte. “Estou aqui para ensinar o que aprendi a vida toda”, observa. O processo conta com limpeza da parede, quebra da pedra e montagem dos desenhos.

Os alunos fizeram primeiro o trabalho em paredes menores. Agora, estão trabalhando num grande painel, que deve ser concluído em 30 dias. Para definir os desenhos que serão aplicados, o grupo de cursistas se reúne com o professor e apresenta a proposta à direção da escola.