Dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, na Bahia, a taxa de analfabetismo da população acima de 15 anos é de 18,8%, quase o dobro da taxa nacional e próxima da do Nordeste, que é 21,9%. Ainda de acordo com o IBGE, a taxa de analfabetismo dessa população na zona rural é de 31,6%, uma das mais altas do país

O quadro é ainda mais crítico quando analisadas as taxas de analfabetismo funcional: a Bahia praticamente dobra a média geral, indo para 35,6%. No campo, a taxa sobe para 55,6%.

Inicialmente, o foco prioritário do Topa foi alcançar a adesão dos 38 municípios das regiões do Sisal e Semi-árido Nordeste 2. Desses, 29 tinham mais de 30% da população analfabeta e nos nove restantes, acima de 20%. Mesmo com o foco prioritário, o Topa firmou parceria com 364 dos 417 municípios baianos.

Para cumprir a meta do Topa, de alfabetizar 1 milhão de baianos até 2010, a Secretaria Estadual de Educação (SEC) está fazendo parcerias com empresas públicas e privadas, movimentos sociais, universidades, prefeituras e governo federal.

Além de alfabetizar, o Topa busca a inclusão social de jovens e adultos. Para isto, estão sendo feitos estudos e pesquisas, formação continuada de professores alfabetizadores, desenvolvidos instrumentos e mecanismos de acompanhamento e avaliação e produção de material didático-pedagógico, dentre outras ações.

Em 2008 estão previstos investimentos de R$ 36 milhões – R$ 12 milhões do governo estadual e R$ 24 milhões do governo federal. O Governo do Estado lançou o Prêmio Cosme de Farias, para as prefeituras que mais reduzirem os índices de analfabetismo, de acordo com os critérios do Topa.

Metas do Topa

• Alfabetizar, entre 2007-2010, 1 milhão de pessoas a partir de 15 anos;
  • Incluir nos sistemas de ensino os egressos da alfabetização;
  • Alfabetizar, até dezembro de 2007, 100 mil pessoas;
  • Alfabetizar, até dezembro de 2008, 300 mil pessoas;
  • Alfabetizar, até dezembro de 2009, 300 mil pessoas;
  • Alfabetizar, até dezembro de 2010, 300 mil pessoas.