LOCAL: Governadoria, CAB.
DATA: 20.06.08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h30

O QUE É: Assinatura de contrato de patrocínio entre a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) e o atleta Allan do Carmo.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CONTRATO: Prevê apoio ao nadador no que se refere a custos com passagens aéreas, alimentação, hospedagem, equipamentos, custos com treinamentos específicos, entre outras despesas, como forma de incentivar sua preparação para os Jogos Olímpicos 2008 e a conquista de medalhas durante as competições.


ATLETA: Começou a nadar aos dois anos e com 10 já participava da sua primeira competição, logo tendo demonstrado preferência por provas longas. Com apenas 18 anos, é o único representante masculino do Brasil na Maratona Aquática de Pequim, que será realizada em agosto. No dia 1º de junho, Allan garantiu a vaga ao chegar em 6º lugar no Pré-Olímpico, disputado na raia oficial de remo em uma cidade a 100 quilômetros da sede dos jogos deste ano. Desde 2005, o nadador recebe também do Governo do Estado o apoio do programa FazAtleta.


FAZATLETA: Beneficia atletas, equipes e eventos que se enquadram na categorias de Esporte Amador, Olímpico e Para-olímpico. O programa visa instituir prêmios para o desenvolvimento do esporte no estado, promover congressos, seminários, cursos e eventos para a difusão dos benefícios dos esportes, bem como campanhas para conscientização da necessidade de preservação dos espaços destinados a práticas esportivas, além de incentivar ao desenvolvimento do esporte amador. O empresário interessado em participar do programa deve contribuir com recursos próprios equivalentes a, no mínimo, 20% dos recursos totais do projeto. Essa contribuição pode resultar no abatimento de, no máximo, 80% do valor total do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS). Assim como Allan do Carmo, os nadadores baiano Luís Rogério Arapiraca, Nayara Ribeiro e Ana Marcela Cunha também já receberam patrocínio do FazAtleta.

BAHIAGÁS: Desde 2004 vem investindo em ações culturais através da lei de incentivo do programa Faz Cultura e em diversos projetos orientados pela política de patrocínio da empresa. Todas as iniciativas apoiadas são voltadas para ações que priorizem a inclusão social, o desenvolvimento baiano, o resgate e fortalecimento da cultura, o estímulo à geração de emprego e renda, dentre outros.

INCENTIVO: A Bahiagás lançou no final de maio uma seleção pública de projetos culturais, esportivos e de inclusão social. O edital pode ser consultado no site oficial da empresa (www.bahiagas.com.br) e as inscrições estão abertas até 11 de julho. Ao todo, serão aplicados recursos da ordem de R$ 590 mil. Além deste valor, no ano de 2008, a empresa já destinou uma verba de aproximadamente R$ 1,5 milhão em patrocínios e apoios institucionais.