Estabelecer um novo tipo de relacionamento entre o fisco e os contribuintes, baseado na transparência e com reflexos positivos para toda a sociedade. Esse é um dos objetivos do Seminário Integração Fisco/Contribuinte – “Novos métodos fiscais”, que está acontecendo, até às 19h desta quarta-feira (18), na sede da Associação Comercial da Bahia, Comércio.

Os participantes do evento vão conhecer o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), instrumento de modernização que, por meio dos seus quatro subprojetos, possibilita a uniformização das ações do fisco e permite uma maior aproximação entre as empresas e as administrações tributárias. O sistema integra o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010).

Promovido pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) e pela Associação Comercial da Bahia, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o encontro abordará os quatro subprojetos do SPED: Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico em Ambiente Nacional, por meio de apresentações feitas por técnicos da Sefaz.

Entre os benefícios do Sistema Público de Escrituração Digital, estão a diminuição dos gastos com o armazenamento e resgate de documentos fiscais em papel, a redução do tempo de parada dos veículos nos postos fiscais, a simplificação e agilização dos procedimentos, a melhoria da qualidade da informação, a possibilidade de cruzamento entre os dados contábeis e os fiscais, o fortalecimento do controle e da fiscalização, por meio de intercâmbio de informações entre as administrações tributárias, além do aperfeiçoamento do combate à sonegação.