Nesta sexta-feira (13), das 8h30 às 12h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), acontece uma videoconferência sobre o Simples Nacional – o regime de apuração e recolhimento unificado de tributos da União, dos Estados e dos Municípios. O evento é organizado pela Secretaria da Fazenda, Receita Federal do Brasil, Conselho Regional de Contabilidade (CRC- BA) e pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado da Bahia (Sescap-BA), e tem como objetivo sanar as dúvidas mais freqüentes relacionadas ao tema, através de apresentações técnicas e amplo debate interativo envolvendo 26 pólos de recepção em todo o Estado.

A videoconferência será aberta pelo subsecretário da Fazenda, Carlos Alberto da Silva Batista, e contará com a participação de representantes da Sefaz, Receita, CRC e do Sescap. O encerramento das atividades será feito pelo secretário da Fazenda, Carlos Martins.

Com a entrada em vigor do Simples Nacional, no mês de julho, o regime simplificado do Estado – o SimBahia foi revogado. Todos os impostos passaram a ser recolhidos de forma unificada, através do Documento Único de Arrecadação. Ou seja, em vez de preencher diversas guias de recolhimento, com datas e cálculos para cada imposto, o empresário faz apenas um pagamento para ficar em dia com as Receitas Estadual, Municipal e Federal.

O Supersimples abrange oito tributos, sendo seis federais – IRPJ, IPI, Contribuição Social sobre o Lucro, COFINS, PIS e a Contribuição Social Patronal – um estadual (ICMS) e um municipal (ISS).