A Marinha do Brasil comemorou hoje (11) em Salvador o 143º aniversário da Batalha Naval de Riachuelo. Na data magna da Marinha, a cerimônia foi realizada no 2º Distrito Naval, com a presença do governador em exercício e presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, que passou em revista a tropa. Em seguida, houve a execução do Hino Nacional e a leitura das mensagens enviadas pelo presidente Lula e o almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto.

A solenidade também teve direito à saudação à bandeira nacional e à entrega de condecorações e medalhas de mérito a autoridades civis e militares. Entre os homenageados, estava o comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Antônio Jorge Ribeiro Santana.

Na seqüência, houve desfile em continência e em saudação a Marcelo Nilo. “É muito gratificante estar aqui numa data que tanto significa para a Marinha do Brasil e para a história do nosso país”, disse o governador em exercício.

A Batalha do Riachuelo foi travada em 1865, quando o Brasil, o Uruguai e a Argentina combatiam contra o Paraguai, que pretendia impor sua hegemonia na América do Sul. A vitória dos três países – a chamada Tríplice Aliança – é lembrada pela bravura e pelo heroísmo das suas tropas.

“Relembrar as glórias do passado nos permite vislumbrar quem realmente somos”, destacou o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Fernando Wiemer.

Ainda como parte das comemorações, o Comando do 2º Distrito Naval realiza às 8h do dia 20 de julho a 26ª Corrida Rústica Riachuelo, com largada e chegada no Farol da Barra, num percurso de 10 quilômetros. A Federação Baiana de Atletismo (FBA) apóia o evento.