Com uma atividade econômica concentrada nos setores industrial e de serviços, o município de Alagoinhas, na região Litoral Norte e Agreste Baiano, terá um Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT). O centro terá oito laboratórios nas áreas de eletromecânica, automação, instrumentação, informática e física, além dos fixos de ciência, química e biologia.

“Essa é uma terra de ferroviários, industriários e petroleiros, portanto com vocação para atração de indústrias e, com o CVTT, o governo oferece novas oportunidades de qualificação e, conseqüentemente, de crescimento econômico para a região”, enfatizou o governador Jaques Wagner, após assinar a autorização para a construção do novo centro.

O Centro foi concebido pela secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação para fomentar a produção do conhecimento e a qualificação de mão de obra local. O ato público foi realizado nesta quarta-feira (18), no Centro Social Urbano de Alagoinhas, no bairro jardim Petrolar.

“O CVTT de Alagoinhas é o 5º autorizado pelo Estado e deverá ficar pronto em no máximo 4 meses,”, informou o secretário Ildes Ferreira. Além do centro de Feira de Santana (já em funcionamento), Senhor do Bonfim (em implantação), o de Cruz das Almas e o Centro de Vocação Tecnológico Territorial da Pesca, estão previstos para serem construídos, ainda em 2008, os centros de Eunápolis e de Bom Jesus da Lapa.

No município, foram anunciadas ainda a reforma e ampliação do mercado de carnes, que passou a contar com 80 boxes novos num investimento de R$ 515 mil reais. “São 80 comerciantes, sem falar nos feirantes e consumidores, que passarão a ter mais conforto nas compras”, disse Maria Del Carmen, diretora-presidente da Conder.

A construção de uma quadra poliesportiva no loteamento Porto Feliz, instalado no bairro Barreiro, foi outra boa notícia para os moradores de Alagoinhas. A cidade ganhou, ainda, obras de esgotamento sanitário, urbanização e habitação, resultado de uma parceria do município com o governo federal, que prevê recursos da ordem de R$ 26,5 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).