Para garantir uma viagem tranqüila durante os festejos juninos, o governo da Bahia montou um esquema especial. A Secretaria Estadual de Infra-estrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba), realizou vistorias nas estradas dos principais roteiros do interior para identificar e atuar nos pontos que precisam de manutenção e ter sua sinalização implantada ou recuperada.

O São João é responsável por uma das maiores movimentações nas rodovias baianas. No mesmo período de 2007, mais de 300 mil pessoas deixaram Salvador para passar São João no interior, sendo 180 mil pela rodoviária, 120 mil pessoas e 12 mil veículos pelo sistema ferry-boat e 45 mil carros passaram pelo pedágio da Concessionária Litoral Norte (CLN).

O secretário de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves, afirmou que a expectativa para este ano é de um aumento de 30%, “diante da intensa divulgação do São João baiano em São Paulo e em outros países”.

Os roteiros mais procurados incluem cidades do Recôncavo, Sertão, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e sudoeste, como Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim, Jequié e Vitória da Conquista. Este ano, com o incentivo estadual em realizar arraiás em Salvador, também terá um grande fluxo de pessoas vindo do interior.

Somente em Amargosa, são esperadas 90 mil pessoas para curtir os shows, uma cidade cenográfica e uma fazendinha – onde é possível conhecer um pouco mais sobre os costumes da região –, além do Forró do Piu-piu.

As estradas que dão acesso à cidade têm boas condições de tráfego. A BA-046 (32,5 quilômetros), que liga a BR-116 a Amargosa, foi totalmente restaurada e entregue à população em dezembro do ano passado.

Além da BA-046, o Estado restaurou outras rodovias que são rotas para o São João, como a BA-052 (Mundo Novo/entroncamento da BA-131/Porto Feliz) e BA- 026 (Nova Itarana/entroncamento da BR-116). Por essas estradas é possível chegar a cidades como Piritiba, Mundo Novo, Nova Itarana e Maracás.

A entrada para Amargosa fica logo à direita após Santo Antônio de Jesus, pela BA-026, onde a ponte sobre o Rio Capivara está sendo recuperada. Com as obras não concluídas – a previsão é para agosto deste ano –, foi construído um desvio que permite o tráfego de veículos leves.

Outra opção para chegar a Amargosa é seguir por Santo Antônio de Jesus, passando por Mutuípe, e daí para Amargosa. O trajeto é acrescido em 47,4 quilômetros. Um terceiro roteiro – com mais 22 quilômetros, mas também em boas condições de tráfego – é seguindo pela BR-324 (até Feira de Santana), passando pela BR-116, até chegar a Milagres. Nesse ponto, segue-se pela BA-026, até Amargosa.

Todos os roteiros estão em ótimas condições de tráfego. Constantemente são realizados serviços de manutenção nas estradas. Somente este ano, mais de 140 quilômetros de rodovias da região passaram por manutenção rotineira, com os serviços de tapa-buracos com massa, roçagem e limpeza de acostamento, entre outros.

A cidade de Santo Antônio de Jesus também é muito procurada nessa época do ano e, assim como Amargosa, tem estradas em boas condições. Para chegar até lá, o melhor caminho é pegar a BR-324, entrar na BR-101 e seguir até seu destino.
Pela BR-101, Cruz das Almas, a 146 quilômetros de Salvador, é a primeira cidade do caminho. Famosa pela guerra de espadas, possui outros atrativos, como o Forró do Bosque. Além do roteiro pela BR-101, pode-se chegar a Cruz das Almas pela BR-324, seguir pela BR-420, passando por Santo Amaro, Cachoeira, São Félix e Muritiba, até alcançar a cidade.

Diversidade cultural

Para quem gosta de conhecer a diversidade cultural do São João baiano, as cidades oferecem opções para todos os gostos, como arquitetura colonial, a beleza do Rio Paraguaçu, a Feira do Porto (que abre os festejos juninos em Cachoeira), a fábrica de charutos, em São Félix, e o Forró da Serra, em Muritiba.

Para os que curtem o forró pé-de-serra, vale a pena conferir as atrações da Chapada Diamantina. Além da beleza natural do lugar, a festa é embalada pelo clima típico de inverno, com direito a brincadeiras, concursos, quadrilhas e trios nordestinos. As rodovias que levam a essa região estão passando por manutenção constante e por isso encontram-se transitáveis e sinalizadas, a exemplo da BA-144, que dá acesso a Lençóis, da BA-142, caminho para cidades como Andaraí e Mucugê, e a BA-148, por onde trafegam os veículos que vão para Piatã e Abaíra.

Ainda no clima do forró tradicional, uma boa alternativa são as cidades do nordeste baiano. As mais famosas são Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim. Nesta, os seis dias de diversão preservam características tradicionais da festa, como trios de sanfoneiro, grupos nas ruas, bandas de pífanos (calumbis), alvoradas juninas, desfile de carroças, grupos folclóricos e grandes atrações, como Elba Ramalho e Flávio José. O melhor caminho para chegar lá é a BR-324, seguindo pela BR-407 a partir de Capim Grosso. Por esse roteiro ainda é possível chegar a Jacobina.

Para Euclides da Cunha, siga pela BR-324, até Feira de Santana, e depois pela BR-116. Distante 315 quilômetros de Salvador, Euclides da Cunha tem vizinhos como Tucano, Araci e Monte Santo, que são outras boas opções. Ainda pela BR- 116, sentido sudoeste, o frio é convite para dançar, especialmente, em Jequié e Vitória da Conquista.

Mas o São João não se limita a cidades mais distantes. A Região Metropolitana de Salvador oferece muitas opções para curtir o forró. Pojuca, Simões Filho, Dias d’Ávila e São Sebastião do Passé são exemplos de festejos próximos à capital.

Para quem vai seguir viagem para o município de Pojuca, por exemplo, o melhor roteiro é sair de Salvador, via BR-324, passando por Simões Filho e chegando à Pojuca. Já para quem vai a Dias d’Ávila, segue 22 quilômetros pela BR- 324, em direção a Simões Filho, e chega ao destino. Mas para São Sebastião do Passé, pode ir pela BR-324 até o Km 52, dobrar à direita, entrando na BR-110 e seguindo até a cidade.

E quem prefere descansar no feriado, as praias continuam sendo mais uma atração. Para quem vai viajar de carro, pode optar pelo ferry-boat, seguindo pela BA-001, que liga Bom Despacho, Nazaré, Valença e Camamu e tem boas condições de tráfego. Já para o Litoral Norte, a BA-099 é a opção. Por ela chega-se a Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte, Imbassaí e Costa do Sauípe.

Prioridade para sinalização

As pessoas que vão para o interior podem ficar tranqüilas, destacou o Derba, porque a sinalização nas rodovias foi a principal preocupação do Estado para essa época do ano. Quem for a Cachoeira, por exemplo, vai encontrar a BR-420, que liga a BR-324 a Santo Amaro e Cachoeira, totalmente sinalizada.

Da mesma forma estão as BAs 131 e 220, que ligam Antônio Gonçalves e Campo Formoso a Senhor do Bonfim, onde acontece um dos mais tradicionais festejos juninos. Recentemente essas duas estradas foram restauradas.

Na região de Feira de Santana, os caminhos que levam a Santa Luz, Valente, Conceição do Coité, Santo Estêvão, Biritinga, Conceição de Feira, Coração de Maria, Irará e Nova Fátima também receberam um cuidado especial com a sinalização de suas rodovias.

O mesmo trabalho foi feito em todas as regiões da Bahia, com destaque para as estradas que dão acesso a Jacobina, Piritiba, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cruz das Almas, Itapetinga, Itororó, Juazeiro, Curaçá, Jaguaquara, Maracás, Chapada Diamantina e Vitória da Conquista.

O Derba informou que mesmo após o período de São João a sinalização continuará sendo prioridade para o Estado. Como já acontece desde o início dessa gestão, segundo o órgão, toda intervenção realizada nas rodovias, seja restauração ou manutenção, inclui a sinalização como etapa fundamental do serviço.

Investimentos continuam

O governo da Bahia, por meio da Seinfra, continua investindo na recuperação de estradas. O Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias (Premar), em parceria com o Banco Mundial (Bird), vai aplicar US$ 186 milhões na restauração total das estradas. Desse total, US$ 100 milhões são do Bird e US$ 86 milhões de contrapartida do Estado.

O programa vai recuperar aproximadamente 1,8 mil quilômetros, beneficiando mais de 1,6 milhão de habitantes de 65 municípios em nove regiões da Bahia. O Premar está em fase de licitação e as obras devem começar entre o final deste ano e o início de 2009.

Das rodovias atendidas na primeira fase, várias são caminhos para o São João, como as BAs 263 (Vitória da Conquista/Itambé), 052 (Xique-Xique/Porto Feliz) e 001/046 (Bom Despacho/Nazaré/Santo Antônio de Jesus). Na segunda etapa, as BAs 131 (Senhor do Bonfim/Jacobina/Morro do Chapéu) e 046/233 (Milagres/BR-116/Itaberaba/Ipirá) são exemplos de rotas juninas.

Com recursos estaduais, outras três rodovias estão em fase de licitação de projeto: BA-131 (Jacobina/Miguel Calmon), BA-421 (Miguel Calmon/Piritiba) e BA-144 (Laje do Batata/Várzea Nova/Icó).

“Com esse programa, vamos dar continuidade aos nossos objetivos. No mesmo período de 2007, estávamos em plena atividade com o Programa de Integração dos Corredores Rodoviários (PCR II) e conseguimos bons resultados. Este ano, estamos iniciando um programa mais extensivo, que, com certeza, vai mudar a realidade das estradas baianas”, disse Batista Neves.

Além das rodovias, informou o secretário, as pontes fazem parte de outro importante projeto desenvolvido pelo Estado. Através do convênio firmado entre o Estado e o Ministério da Integração Nacional, seis pontes estão sendo construídas, sendo quatro sobre o Rio São Francisco (BA-160), ligando Xique-Xique a Barra, uma sobre o Rio Capivara (BA-026), que liga Santo Antônio de Jesus a Amargosa, e outra sobre o Rio Jundiá, que une Itamaraju a Jucuruçu, na BA-284. Para isso, foram investidos R$ 13,3 milhões, sendo R$ 1,4 milhão de contrapartida do Estado. O prazo para conclusão dessas obras é para dezembro deste ano.