A parceria entre os governos federal e estadual já representa uma realidade para os pacientes do Hospital Ana Nery, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador. Com investimentos da ordem de R$ 7,4 milhões, a unidade teve praticamente todas as suas áreas ampliadas ou reformadas. Em visita ao hospital, na tarde desta terça-feira (17), o governador Jaques Wagner e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão acompanharam de perto os avanços obtidos nos últimos meses.

A primeira ala visitada pelos representantes do Estado e da União foi o ambulatório. O espaço agora conta com 22 consultórios, área de Residência Médica, além de locais para pequenas cirurgias e biblioteca.

Em seguida o governador e o ministro seguiram para as salas de hemodiálise, enfermarias e serviço de hemodinâmica, que é responsável pelo atendimento aos pacientes de doenças cardiovasculares.

Segundo o diretor do Hospital Ana Nery, Francisco Reis, a unidade atualmente é uma referência no atendimento a vítimas de doenças cardiovasculares. Na área de hemodiálise, ele destaca que em menos de seis meses, o serviço que passou dois anos fechado já realiza 1.100 procedimentos por mês. “Já somos a principal unidade especializada em nefrologia no estado e contamos com 26 pontos de atendimento. A meta é ampliar ainda mais o serviço até o fim deste ano”.

Outra importante intervenção no Ana Nery é a inauguração da nova enfermaria que conta com 26 leitos (20 simples e seis de tratamento semi-intensivo). “Com isso, será reduzido o tempo de espera de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos, uma vez que os novos leitos serão utilizados para procedimentos pós-operatórios”, destaca Reis.

O secretário da Saúde, Jorge Solla, lembrou que mais de 40 unidades de saúde na Bahia estão em reforma ou ampliação. Ele pontuou também o lançamento do Hospital da Criança, em Feira de Santana, e a construção da nova unidade do Subúrbio Ferroviário, bem como a reforma no HGE. “Temos um cronograma e vamos progressivamente recuperar a maioria das unidades de saúde da Bahia, sem prejudicar o atendimento à população”.

Para o governador Jaques Wagner é preciso que o Estado tenha um planejamento para o longo prazo. Wagner também lembrou que havia uma grande demanda reprimida, “com a Saúde da Bahia classificada como uma das piores do país”. Ele destacou ainda a entrega de 54 ambulâncias do Samu 192, as reformas dos hospitais de Irecê, Juazeiro e as construções das unidades pediátrica, em Feira de Santana e do Subúrbio Ferroviário, em Salvador.

Em uma das alas do hospital, o governador conversou com três pacientes que solicitaram atendimento na unidade. Uma das mulheres que falou com Jaques Wagner pediu a transferência da mãe, que estava internada em posto de saúde, no bairro de São Marcos.

A aposentada Tereza de Jesus Santos, de 64 anos, que sofre de problemas cardíacos, foi transferida imediatamente para o Hospital Ana Nery, assim como as outras duas pacientes.

Ministro destaca importância da aprovação da CSS

Durante a visita ao Ana Nery, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, defendeu a aprovação da Contribuição Social para a Saúde (CSS). Segundo ele, 160 milhões de pessoas em todo país dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) e a volta do imposto é uma decisão que atende ao interesse nacional.
Temporão assegurou ainda que todos os recursos da CSS serão destinados ao Fundo Nacional de Saúde para implementação de políticas voltadas para o setor.