O município de Itapetinga, no sudoeste baiano, recebeu neste sábado (31), uma das 15 unidades da Farmácia Popular do Brasil, entregues este ano na Bahia. A farmácia é uma iniciativa do governo federal e disponibiliza medicamentos considerados a preço de custo.

Na Bahia, o estado está viabilizando o programa com a instalação de 27 farmácias nas lojas da Cesta do Povo. Para comprar na farmácia popular, o cidadão precisa apresentar uma receita médica ou odontológica da rede pública ou particular.

São 98 tipos de medicamentos adquiridos através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e vendidos 90% abaixo do preço de mercado. “Ter uma farmácia vendendo barato assim pertinho da gente é uma maravillha”, afirmou a aposentada Tereza Reis Brito, de 55 anos.

Assim como dona Tereza outros moradores de Itapetinga gostaram da idéia de poder comprar remédio mais barato.
A técnica em enfermagem Maria da Conceição Souza, 35 anos, disse que trabalha com idosos e sabe o quanto eles poderão economizar para outras despesas podendo comprar medicamentos mais em conta.

“Os idosos tomam muitos remédios de uso contínuo e gastam muito com eles, com a farmácia popular eles vão poder economizar pra os gastos com exames e consultas médicas”, disse ela.

Exposição

Após a inauguração da farmácia, o governador Jaques Wagner participou do encerramento da 39º Exposição Agropecuária e 13º Exposição Nacional de Itapetinga. A exposição é uma das tradições do município, que tem a pecuária como carro-chefe de sua economia. Em 10 dias, a feira ultrapassou os números alcançados na última edição, que atraiu mais de 30 mil pessoas e movimentou mais de R$ 4 milhões em negócios.

As ações do governo estadual estiveram presentes na exposição através dos treinamentos e informações oferecidas pelos técnicos da Empresa Bahiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e da feira da economia solidária, com os produtos da agricultura familiar e do artesanato, promovida pela Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm). Segundo Wagner, é importante para qualquer governo dar condições para o desenvolvimento econômico de uma região. “Essa exposição é um exemplo do sucesso da agropecuária no sudoeste”, disse.

O governador ainda vistoriou obras de saneamento e macrodrenagem, realizadas em parceria com o governo federal e a prefeitura municipal. Wagner também participou da inauguração de uma nova fábrica da Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo (Cooperdo).

Com 1,3 mil associados, a cooperativa produz insumos e suprimentos para agropecuária e agora passa a produzir ração e sal mineral para alimentação de gado de corte, leite e eqüinos para serem vendidos abaixo do preço de mercado aos pequenos produtores.

Recuperação da BA-263

O governador anunciou ainda a recuperação do trecho da BA-263 entre Itambé e Itapetinga de 43,6 quilômetros de extensão. Pela rodovia passam, diariamente, cerca de 460 veículos e são escoadas as produções pecuárias e industriais do sudoeste. A previsão é que a obra esteja concluída em outubro. Em maio, foi concluída a recuperação do trecho entre Itororó e Firmino Alves.

Segundo o governador, os benefícios para o município são um estímulo ao crescimento da produtividade da região. “A agricultura familiar e a pecuária são muito fortes nessa região e por isso estamos investindo cada vez mais na recuperação das estradas para escoar a produção local”, garantiu.