Os moradores de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, ganharam, nesta sexta-feira (27), uma nova via de 5 quilômetros, mais 300 moradias do Programa de Arrendamento Residencial (Par) e um Serviço de Atendimento ao Turista (Sat). Todas as obras, inauguradas pela prefeita Moema Gramacho ao lado do governador Jaques Wagner, são resultados de parceria entre os governos municipal, estadual e federal.

A nova pista de ligação Vida Nova – Areia Branca vai beneficiar cerca de 37 mil pessoas, principalmente as que transitam pelas localidades de Caji-Vida Nova, Jambeiro, Capelão, Areia Branca e Parque São Paulo (Itinga), locais com maioria de moradores carentes de ações e projetos públicos para a melhoria da qualidade de vida. Segundo o morador Ricardo Nolasco, antes a pista era só de barro. “Asfaltado ficou bem melhor para o nosso acesso”, afirmou o industriário.

Numa grande festa preparada pelos moradores do Caji, na Praça das Mangueiras, foram assinadas ordens de serviço para implantação de iluminação pública na nova via, construção de uma quadra poliesportiva, construção de 48 casas no bairro de Jardim Castelão, além de autorização para obras de infra-estrutura urbana. O governador anunciou também a construção, no bairro, até o fim do ano, de uma escola de ensino médio.

“É com satisfação que a gente vê recursos sendo transformados em obras para aqueles que mais precisam. Quando a gestão é transparente, as obras se multiplicam, como no caso de Lauro de Freitas”, enfatizou o Wagner. Acompanhado pelos secretários Rui Costa (Serin) e Domingos Leonelli (Setur), o governador seguiu direto da praça para o conjunto Morada das Flores, construído com recursos da ordem de R$ 9, 6 milhões da Caixa Econômica Federal (CEF) e 10% de contrapartida do município, por meio do Programa de Arrendamento Residencial, que já entregou, em Lauro de Freitas, outras 1.240 unidades de cinco empreendimentos, entre eles, os conjuntos Yolanda Pires e Elis Regina.

Com as chaves em mãos, César Moura, estava mais que satisfeito: “A gente trabalha, faz a nossa parte e o poder público faz o dele. Estou muito orgulhoso de ter agora a minha própria casa”, disse o assessor jurídico.

No Residencial Moradas das Flores, 1.200 pessoas vão morar em 300 apartamentos adquiridos mediante o sistema de arrendamento, destinado à famílias com renda de até R$ 2 mil.

Turismo

Ainda em Lauro de Freitas, numa parceria entre a Bahiatursa, órgão ligado à Secretaria Estadual de Turismo, e a prefeitura, foi instalado um quiosque do Serviço de Atendimento ao Turista, na Estrada do Côco, para oferecer informações aos turistas e visitantes que chegam ao Litoral Norte, já que Lauro de Freitas é porta de entrada para a região da Costa dos Coqueiros.