O Hospital Manoel Vitorino foi a segunda parada da seqüência de visitas a hospitais públicos baianos da rede SUS, em Salvador, realizada pelo ministro Temporão e o governador Wagner, nesta terça (17).

Referência em traumo ortopedia, com cerca de 100 leitos, o hospital teve inaugurada hoje a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de orto-trauma, equipada com 10 leitos e operacionalizada por 72 profissionais capacitados para cirurgias de alta complexidade em coluna vertebral, ombros e bacia.

“Tive a melhor impressão possível”, exclamou o ministro acerca das novas instalações e equipamentos que foram adaptados à um prédio antigo, já que o hospital foi inaugurado há 50 anos. “O hospital está integrado com a política de humanização do SUS no atendimento ao público, tem tecnologia de ponta e uma proposta nova, e o suporte do Instituto Nacional de Traumo Ortopedia do Ministério da Saúde”, disse Temporão.

Por decisão da Secretaria de Saúde (Sesab), o Manoel Vitorino deixou de ser um hospital geral de médio porte para se especializar em orto-trauma “porque havia carência de leitos nessa especialidade e ociosidade nas vagas de obstetrícia, por exemplo,” explica a diretora-técnica, Yasmym Salomão.

Segundo Wagner, aos poucos, a rede de saúde pública vai se reestruturando e se especializando, quando é o caso. “Não dá para reparar todo o déficit deixado pela gestão anterior, mas vamos chegar lá”, enfatizou.