Durante encontro com a presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, nesta segunda-feira (30), no Palácio de Ondina, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM), Nilcéia Freire, falou sobre a parceria firmada entre a secretaria e a organização no combate à violência contra a mulher. “As Voluntárias vão participar ativamente dos projetos de combate à violência contra a mulher aqui na Bahia”, garantiu.

Segundo a ministra, a idéia é fazer uma grande mobilização no dia 8 de março de 2009, Dia Internacional da Mulher, simultaneamente na Bahia e no Rio de Janeiro. “Nós queremos que as mulheres se mobilizem contra a violência e se conscientizem do seu papel na sociedade”, acrescentou. Nilcéia relatou que o evento será realizado também com as mulheres africanas, para fazer uma interação entre as duas nações, aliando cultura e responsabilidade social.

De acordo com a presidente das Voluntárias, Fátima Mendonça, o mais importante é a valorização da mulher. “É preciso preservar a saúde integral da mulher, pois sem ela, não existe vida, não existe nada no mundo”, afirmou.

O secretário de Promoção da Igualdade, Luiz Alberto, também presente no encontro, assegurou que diversas ações serão realizadas a partir do termo de cooperação assinado entre a SPM e o governo da Bahia para a execução do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência. “Uma das ações será o estímulo à criação de políticas para as mulheres e conselhos municipais específicos nas prefeituras baianas”, garantiu.

Luiz Alberto também afirmou que as 15 Delegacias Especiais de Atenção à Mulher (Deams) de todo o estado serão recuperadas e construídas mais três unidades. Além disso, será feita a articulação para a construção de mais cinco centros de referência para atendimento à mulher. Outra ação importante será a criação de 15 varas especiais direcionadas à mulher, em parceria entre o Tribunal de Justiça e a SPM através do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci).